quinta-feira, 15 de março de 2012

Questão sobre Iluminismo

Preencha as lacunas com palavras abaixo.
PENA DE MORTE - ILUMINISTA - MONARQUIAS ABSOLUTISTAS – RAZÃO – SOCIEDADE - TRAGÉDIA - SERTÃO – PARLAMENTARISMO - LIBERDADE – IGUALDADE

A filosofia ________________ voltou-se para o estudo da natureza e da sociedade.
Os iluministas consideravam os homens todos bons e iguais perante a natureza e que a desigualdade existente entre eles era provocada pelos próprios homens, isto é, pela _______________.
Os pensadores iluministas viviam sob o Antigo Regime, que consistia em _________________________________, em que o rei, a nobreza e o clero acumulavam poder e privilégios, e as pessoas não podiam dizer livremente o que pensavam. Na visão dos iluministas, só a __________ poderia colocar a história humana no caminho da luz.

terça-feira, 6 de março de 2012

Ironia

A ironia é um mal que castiga o homem.
Terrível, num mundo que falta tolerância e respeito com o espaço compartilhado ou público. Faz-se urgente que as pessoas, todas, desde as criancinhas, perpassando pelos adolescentes, até os idosos entendam o que é respeito, talvez, dessa forma não precisarão tanto de pessoas que mandem nelas, alienando-as, o fomento da alienação está aí. É o poder na sua plena dinâmica. Essas pessoas não acordam.
Demoram a perceber, mas a percepção está na própria vida.
Pior, ainda, pessoas iniciando na vida, acham em saber tudo, pior quando elas descobrirem que nada sabem. Parece que seu papel é aplicarem testes de paciência. O que ganham?
Nada, ou melhor, testes para elas mesmas. Que bom, é a vida sendo irônica.