quarta-feira, 13 de junho de 2012

A Reforma Protestante

Em 1517 teve inicio um dos momentos mais marcantes da Época Moderna. Trata-se da questão envolvendo Lutero e o Papa Leão X, da qual resultou a excomunhão do primeiro que, apoiado por princípios alemães, constituiu uma nova religião, abrindo profunda brecha no poderio até então incontestável da Igreja católica. No entanto, não se pode compreender a Reforma luterana apenas pelo que ocorreu em 1517. O movimento tem causas profundas.


Importa, inicialmente, verificar que dentro da própria Igreja católica já se faziam ouvir vozes reformistas desde o período medieval. No entanto, estas vozes não conseguem sensibilizar os elementos da cúpula da hierarquia católica, o que aprofundava cada vez mais a crise.

Assim, quando o monge agostiniano Lutero questionou determinados dogmas da Igreja, a reação papal contribuiu para uma “reação às avessas”, na medida em que o apoio desfrutado por Lutero significou não uma reforma da, mas fora da Igreja.

Em pouco tempo, o movimento luterano ganhou corpo na Alemanha, chegando mesmo a outros países. Novas religiões foram criadas, como o calvinismo e o anglicanismo. Assim, o protestantismo expandia-se rapidamente e provavelmente teria sido maior ainda sua expansão, se a Igreja católica não tomasse uma posição no sentido de “frear” a onda protestante. No entanto, não se deve ver na “Contra-Reforma” apenas esse caráter de anti-protestantismo. Na realidade a Reforma Católica teve aí seu lugar. Aquela reforma tão ansiada e discutida desde os tempos medievais, somente agora, sob o influxo do protestantismo, pôde acontecer.

MARQUES, Adhemar; BERUTTI, Flávio; FARIA, Ricardo. História contemporânea através de textos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1991. p. 103.

Registros
O que é dogma?
Quais religiões surgiram a partir da Reforma Protestante?
Explique o movimento de reação da Igreja Católica.

segunda-feira, 4 de junho de 2012