terça-feira, 10 de julho de 2012

Roteiro de estudo – 7º ano

Assuntos abordados no 2º trimestre

-Baixa Idade Média
Cidades medievais
Burgos
Cruzadas
Sugestão:
Refaça as questões da página 77.
Faça a atividade 5 da página 80.

Crise do sistema feudal
Elabore uma narrativa histórica com as seguintes palavras:
Peste, social, guerra, agrícola, trigo, revoltas, camponeses, feudalismo e burgueses.

-Renascimento
Os valores humanistas
Os novos conhecimentos

-Reforma Protestante
Releia o texto dado em aula sobre a Reforma e Contrarreforma.
Destaque os aspectos apontados pelo professor.

-Sobre o islã
Faça uma narrativa histórica com as palavras:
Politeísta, Península, Maomé, Meca, Medina, monoteísta, fundação, islamismo e alcorão.

O roteiro de estudo é sugestivo, portanto, você deve estudar pelo caderno, pelo livro didático, pelo portfólio e pelos OIAs dados.

Para auxiliá-lo na sequência didática e no seu estudo, anote as páginas lidas do livro didático e do caderno à frente dos assuntos e temas apontados acima.

Roteiro de estudo – 8º ano

Assuntos abordados no 2º trimestre

-Revoluções Inglesas
Elabore uma narrativa histórica com as seguintes palavras:
Burgueses, Magna, Henrique 8º, Catarina de Aragão, Anglicana, condições, industrial, navegação, poderio naval, Elizabeth e cercamentos.

-Revolução Industrial
Fonte de energia
Matéria-prima
Meios de produção (era, transição e mudou).
Classes sociais

Exploração capitalista com as crianças
Sugestão:
Faça ou refaça a atividade 1 da página 87.

-Propostas de transformação social
Socialismo
Comunismo
Anarquismo
Sugestão:
No seu estudo procure relacionar cada proposta com os respectivos pensadores. Lançando mão de simbologias.

-Processo de Independência dos Estados Unidos da América
As treze colônias
Retome a análise dos mapas das páginas 100 e 191.
Restrições mercantilistas
Taxas alfandegárias e monopólios.
Declaração e reconhecimento da independência.

O roteiro de estudo é sugestivo, portanto, você deve estudar pelo caderno, pelo livro didático, pelo portfólio e pelos OIAs dados.

Para auxiliá-lo na sequência didática e no seu estudo, anote as páginas lidas do livro didático e do caderno à frente dos assuntos e temas apontados acima.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Atividade facultativa para o recesso - 7º ANO

A atividade deverá ser entregue no primeiro dia de aula (História) após o recesso de julho, em folha de papel almaço e seguir rigorosamente as instruções informadas no início do ano letivo, caso não esteja conforme as instruções a atividade não será pontuada com nota bônus.

Título da atividade: dicionário ilustrado

Definir as palavras em ordem alfabética contextualizando-as com os temas abordados, após cada definição cole uma figura recortada de jornal ou revista ou faça um desenho que melhor represente a definição.

Palavras:
Crise, burguesia, camponês, cidade, cavaleiro, mercador, Cruzadas, teocentrismo, geocentrismo, heliocentrismo, antropocentrismo, monge, dogma, reforma, enfermidade, trigo, revolta, agrícola, feudalismo, monoteísmo, politeísmo e alcorão.

Resgatando memórias


Interessante como os alunos resgatam em nossas memórias momentos inesquecíveis.

Noutro dia numa das aulas que não tinha nada a ver com a Segunda Guerra Mundial um aluno do 8º ano me questionou se o Brasil no período da Segunda Guerra Mundial não havia feito nada.

Comentei que o Brasil participou da guerra enviando tropas, a Força Expedicionária Brasileira (FEB).

Muito embora à época houvesse no Brasil um jogo de interesses políticos e econômicos, ora do lado alemão ora do lado dos aliados, especificamente dos Estados Unidos da América, que não cabe aqui o aprofundamento desse assunto.

O mais importante dessa intervenção foi que recomendei ao aluno um livro intitulado “Zé Carioca” vai à guerra cujo autor foi meu professor na graduação, Oscar Alfredo Salun. O mais interessante nisso tudo foi quando comentei com os alunos do título do livro, muitos não conheciam esse personagem, ou seja, o Zé Carioca, nesse momento a interprete de LIBRAS, presente na sala, comentou que o personagem em questão não é do contexto deles, realmente ela tinha razão.

Pesquisando na internet algum material para postar aqui sobre o Zé Carioca, encontrei um vídeo que têm as músicas Tico-Tico no Fubá e Aquarela do Brasil, ambas eu tocava na clarinete quando adolescente, a primeira era uma das músicas mais difíceis de tocar, contudo, maravilhosa.



Para conhecer um pouco mais:

BASBAUM, Leôncio. O Brasil na guerra. In: História sincera da república de 1930 a 1960. 6. ed. São Paulo: Alfa-Omega; 1991. p. 121 – 131.

<http://www.youtube.com/watch?v=_mQHr8bAojU> Acesso em: 30 maio 2012.

http://www.youtube.com/watch?v=KGFa1Fy9vUc&feature=related Acesso em: 5 jun. 2012.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Atividade facultativa para o recesso - 8º ANO

Acessar o link para baixar a atividade:

http://pt.scribd.com/doc/98445165/Atividade-Che

A atividade deverá ser entregue no primeiro dia de aula (História) após o recesso de julho, em folha de papel almaço e seguir rigorosamente as instruções informadas no início do ano letivo, caso não esteja conforme as instruções a atividade não será pontuada com nota bônus.