terça-feira, 21 de maio de 2013

Atividade para o 7º Ano

Leia o texto abaixo e responda as questões.

Começo ou recomeço, Conhecimento ou “descobrimento”

Um dos fatores que dificultou a passagem do ocidente para o oriente foi a tomada de Constantinopla pelo Império Turco-Otomano em 1453, forçando os navegadores europeus a buscar novos caminhos à Índia.
Portugal desenvolveu grandes estudos em torno das navegações, um exemplo disso foi a Escola de Sagres, também, fizeram bom uso do astrolábio.
De uma forma intencional ou por acaso Portugal “descobriu” o Brasil.
Cristovão Colombo, em 1492, havia chegado ao novo continente pensando que havia chegado às Índias.
Em 1500, Pedro Álvares Cabral avistou as terras que logo batizaram de Vera Cruz.
Num primeiro momento Pero Vaz de Caminha, que fazia parte da esquadra de Cabral, relatou a Coroa portuguesa o conhecimento das novas terras, aí surgiu o primeiro documento histórico do Brasil. O conhecimento se deu a partir do contato com os povos nativos, os “índios”
Eram povos diferentes, com isso houve o choque de culturas distintas, resultou que os europeus descaracterizaram e transformaram em sua originalidade cultural os povos nativos.
O primeiro produto explorado pelos portugueses foi o pau-brasil. Em troca de mercadorias sem valor os indígenas cortavam a madeira. Essa relação de trabalho foi chamada de escambo.
Após alguns anos a Coroa portuguesa decidiu colonizar o Brasil, pois, a presença constante de outros europeus no litoral explorando o pau-brasil começou a preocupar, e a melhor maneira de proteger a colônia era ocupando o território.
Logo a Coroa portuguesa percebeu que era possível o cultivo da cana-de-açúcar, obtendo dessa forma um produto muito valioso na Europa, o açúcar, tornando-o o principal negócio da colônia.
Dessa forma montou-se uma estrutura na colônia: territorial (capitanias hereditárias), administrativa (os donatários) e produtiva (a produção açucareira).
As capitanias hereditárias foram a divisão da colônia em faixas de terra a partir do litoral sentido interior, os donatários foram os responsáveis em distribuir as grandes áreas de terras aos colonos e a produção açucareira ocorria nos engenhos.
O engenho era composto pela plantação de cana, pelas instalações para obter o açúcar, pelas residências de proprietários, colonos, trabalhadores e pela senzala.
Os senhores de engenhos eram proprietários de terras e de escravos e, também, possuíam engenhos.
Os fazendeiros que não tinham engenhos eram chamados lavradores de cana. Havia basicamente duas categorias de lavrador: os proprietários de terra e os arrendatários.
Os proprietários cultivavam a cana em suas próprias terras. Entre eles havia lavradores de cana obrigada, que eram obrigados a moer a cana em determinado engenho, e lavradores de cana livre, que podiam moer a cana em qualquer engenho.
A produção de açúcar era bastante complexa e envolvia muitas etapas. Uma dessas etapas era o branqueamento, dessa forma alcançava um valor de venda maior nos mercados europeus.
Em todas as etapas era utilizada a presença maciça da mão-de-obra escrava, geralmente sob a supervisão de trabalhadores especializados que eram livres.
Dentre os trabalhadores livres do engenho podemos destacar:
Feitor de plantação: era o responsável em escolher as terras para o plantio, o tipo de cana e os momentos adequados para o cultivo e colheita.
Mestre de açúcar: era o trabalhador mais bem pago. Provava o caldo a todo o momento para saber o ponto certo da retirada do fogo.
Muito embora houvesse resistência dos negros africanos, “a vida do escravo foi pautada pela violência. A retirada forçada da terra natal, os trabalhos pesados e insalubres, a alimentação precária, os castigos frequentes, a desintegração das famílias e das nações africanas marcaram a existência do negro escravizado na América portuguesa.” (APOLINÁRIO, 2007, p. 221)

Autor desconhecido

Numa folha de papel almaço, com cabeçalho, copie o enunciado das questões e responda-as a caneta azul ou preta, na sequência.

1) O que forçou os navegadores europeus a buscarem novos caminhos à Índia?

2) O que resultou o choque de culturas?

3) Em troca de mercadorias sem valor os indígenas cortavam o pau-brasil. Como era chamada essa relação de trabalho?

4) Por que a Coroa portuguesa decidiu colonizar o Brasil?

5) Qual produto era muito valioso na Europa?

6) Como era composto o engenho?

7) Defina senhor de engenho.

8) Qual a diferença entre lavrador de cana livre e lavrador de cana obrigada?

9) Cite uma etapa do processo de produção açucareira.

10) Defina feitor de plantação.

Respostas: Questões Revoluções Inglesas

Para baixar, acesse o link abaixo:

http://pt.scribd.com/doc/142794987/respostas-questoes-revolucoes-inglesas

Ou copie as perguntas com as respectivas respostas abaixo:

1. Qual era o objetivo da Magna Carta?
R: Limitar os poderes do monarca.

2. De que forma surgiu a Igreja Anglicana?
R: O rei Henrique VIII rompeu com a igreja católica por motivos econômicos e políticos, também porque o papa não concedera o seu divórcio com Catarina de Aragão, dessa forma fez com que o Parlamento votasse o Ato de Supremacia, que o proclamava chefe supremo da igreja inglesa, conhecida como Igreja Anglicana.

3. Atualmente, o anglicanismo é uma religião inglesa regional ou no âmbito mundial, inclusive, se faz presente no Brasil? Justifique seu registro.
R: É uma igreja mundial, pois constatamos sua existência também no Brasil, muito próxima a nós, no Bairro de Rudge Ramos em São Bernardo do Campo, Paróquia Anglicana Santa Lídia.

4. Comente sobre o poderio naval britânico neste contexto histórico estudado. Tanto militar quanto comercial.
R: O governo de Elizabeth I incentivou o comércio internacional, consequentemente, fortaleceu a indústria naval. Adquiriu o fortalecimento militar naval derrotando a poderosa Invencível Armada espanhola.

5. Defina monopólio e oligopólio. Dê exemplos da nossa realidade.
R: Monopólio é uma situação onde uma única pessoa ou empresa detêm a oferta de determinado produto ou serviço, sem enfrentar concorrência.
Energia elétrica: AES Eletropaulo.

Oligopólio é uma situação econômica em que um pequeno número de empresas controla a oferta de produtos ou serviços para ter domínio sobre o mercado.
Empresas de aviação: TAM e Gol.

6. Defina Atos de Navegação.
R: Determinava que mercadorias negociadas com a Inglaterra somente pudessem ser transportadas em navios ingleses ou dos países produtores.

7. Qual é a origem do termo burguês (burgueses)?
R: A origem da palavra burguês ou burgueses está ligada com o surgimento dos burgos na Baixa Idade Média, que eram conjuntos de habitações fortificadas que serviam de residência para os mercadores, pessoas poderosas e ricas.

8. Pesquise e registre sobre John Locke.
R: Pensador inglês que viveu no século XVII.
Uma das ideias que defendia era do liberalismo político.
Quando Locke escreveu os "Dois Tratados sobre o Governo", a sua principal obra de filosofia política, tinha como objetivo contestar a doutrina do direito divino dos reis e do absolutismo real.

Página 74 - Livro Didático

1. a) Dinastia Stuart.

b) Revolução Puritana.

c) O autoritarismo do rei Carlos I e sua decisão de cobrar impostos navais sobre as cidades costeiras, impor as regras da Igreja Anglicana aos presbiterianos escoceses e invadir o Parlamento.

d) Aprovou em 1651 os Atos de Navegação, favorecia a burguesia inglesa na medida em que estabelecia que as mercadorias negociadas com a Inglaterra somente pudessem ser transportadas em navios ingleses ou dos países produtores.

e) Revolução Gloriosa. Ela foi desencadeada porque os reis da dinastia Stuart, de volta ao poder, queriam restaurar o poder do catolicismo na Inglaterra.

f) A Revolução Gloriosa assinalou o início da monarquia constitucional na Inglaterra, em que o poder passou a ser exercido de fato pelo Parlamento, dominado pela nobreza capitalista e pelos burgueses. O novo governo estimulou o livre comércio, a modernização dos portos e a construção de estradas e navios, medidas necessárias ao desenvolvimento do comércio marítimo britânico.