segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Roteiro de estudo para avaliação de recuperação – 9º ano 2º Trimestre 2014

ü    O fascismo e o nazismo.
O aluno deve conseguir reconhecer o papel desempenhado de Benito Mussolini no estudo de caso do fascismo e de Adolf Hitler no estudo de caso do nazismo, também, há outras variantes de ditaduras no mesmo contexto europeu, por exemplo, o estudo de caso da Espanha de Francisco Franco.
O aluno deve conseguir identificar a retórica (fala, gestos, afetuosidade) como manipulação da massa popular, inclusive de crianças.
O aluno deve conseguir opinar criticamente diante de situações problemas de caráter xenófobo e etnocêntrico.

ü    O crash de 1929.
O aluno deve conseguir identificar as razões pelas quais ocorrera a grande depressão, a fase propriamente dita e suas consequências para o Mundo a partir dos Estados Unidos da América.

ü    Batalhas travadas durante a Segunda Guerra Mundial.
 Sugestão de estudo de uma delas: <http://guerras.brasilescola.com/seculo-xx/a-batalha-stalingrado-na-segunda-guerra-mundial.htm>  Acesso em: 25 ago. 2014.

ü    O plano dos líderes nazistas: A “solução final”.
Referências de aprofundamento do tema:
WEISS, Helga. O diário de Helga; tradução George Schlesinger. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013.
Filme: Fuga de Sobibor.
Disponível em: Acesso em: 25 ago. 2014.

ü    O intervencionismo, sobretudo militar, dos Estados Unidos da América noutros países, sempre como “pano de fundo” a ajuda humanitária. Reforçando a hegemonia ideológica cultural, econômica, social e política.

ü    Criação da ONU.
Sugestão de referência para estudo:
Site oficial: http://www.onu.org.br/

ü    Guerra Fria.
O Mundo bipolar: embate entre duas ideologias:
De um lado o capitalismo , podemos mencionar os Estados Unidos da América como país líder dessa ideologia, duma forma intervencionista e imperialista e do outro lado o socialismo soviético.
O Plano Marshall.
O aluno deve conseguir compreender que o Plano Marshal foi um instrumento para reforçar a intencionalidade hegemônica, inclusive ideológica, estadunidense na Europa e no Mundo.
O muro de Berlim.
Objetivo.

ü    A corrida armamentista.
Especialmente o investimento em armas nucleares e a corrida espacial.

ü    República Velha.
Dominação das oligarquias;
O efeito do coronelismo na sociedade;
O aluno deve conseguir reconhecer as especificidades deste contexto histórico que persistem na nossa atual sociedade.

ü    Temas atuais.
Todos os alunos devem estar informados do nosso contexto, desta forma, em tempo, entendem melhor o porquê de estudar História, certamente faz mais sentido ao aluno e não há dúvida alguma que é uma aprendizagem significativa.
Por exemplo, faça o seguinte exercício:
Acesse o site:
Qual é o tema central que a mídia nos propõe a informar?
Quem são os “abutres” que o título da matéria propõe?
Dê exemplos da dependência financeira que caracterizou a região (América do Sul)?
Procure ter conhecimento das definições das palavras não familiarizadas e contextualize-as no texto.
O texto comenta algum fato histórico?
Sim, por exemplo: O que foram as instituições de Bretton Woods?
Faça uma rápida pesquisa, claro numa fonte confiável, e, surpreendentemente, conhecerá qual foi o ponto de partida das indexações das moedas do mundo todo, inclusive o Real do Brasil, em relação ao dólar estudunidense.
Diante de tal conhecimento, certamente, você se tornará uma pessoa mais crítica e com argumentos fundamentados diante das imposições sociais, econômicas e políticas dos Estados Unidos da América para com os demais países.
Agora, já que indiquei um dos caminhos a ser percorrido na busca e autonomia do conhecimento, fundamentações teóricas e práticas e ser uma pessoa crítica diante de um fato, faça o mesmo exercício com as propostas dos endereços eletrônicos a seguir:

Atenção!
O roteiro de estudo é um norteador para o aprimoramento do seu conhecimento adquirido ao longo do trimestre, portanto, você deve estudar pelo caderno, pelo livro didático, pelas atividades, pelos OIAs, pela Prova Oficial e outras fontes fidedignas.
Para auxiliá-lo na sequência didática e no seu estudo, anote as páginas lidas do livro didático e do caderno à frente dos assuntos e temas apontados acima.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Seminários: Revoltas e movimentos de grupos sociais na República Velha

Seminários
Revoltas e movimentos de grupos sociais na República Velha


Tema 1: Guerra de Canudos
Tema 2: Guerra do Contestado
Tema 3: Revolta da Chibata
Tema 4: Revolta da Vacina
Tema 5: Cangaço
Tema 6: Revolta dos 18 do Forte de Copacabana
Tema 7: Revolução Paulista de 1924
Tema 8: Coluna Prestes
Tema 9: Greve Geral de 1917
No mínimo, abordar os seguintes pontos na apresentação:
Quando ocorreu o movimento?
Onde ocorreu o movimento?
Quais foram as causas que determinaram a ocorrência do movimento?
Quem exerceu a liderança do movimento?
Quais foram as principais características do movimento?
Como terminou o movimento?
É pertinente que o grupo pesquise mais informações, além dessas mencionadas acima, saia do senso comum, vá além e supere as expectativas
Além disso, o grupo também deve procurar curiosidades e ilustrações sobre o tema.
O grupo deverá entregar um resumo para cada aluno da sala no dia da apresentação com duas perguntas sem as devidas respostas, somente o resumo que o grupo entregará ao professor deverá constar as respostas.
Faça perguntas elaboradas e contextualizadas.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Roteiro de estudo para PO – 9º ano 2º Trimestre 2014


  • Surpreendentemente, neste ano, muito embora seja o centenário do início da Primeira Guerra Mundial, muitas notícias sobre a Segunda Guerra Mundial foram publicadas, uma delas que fora divulgada por várias mídias fora sobre o espólio de obras de artes que os nazistas saquearam durante a guerra. Faça uma busca e pesquise sobre o tema.
  • Retome o tema expansão e retração dos nazistas a partir do início da Segunda Guerra Mundial. Para auxiliá-lo acesse o link abaixo e verás uma animação que contribuirá para o aprimoramento do seu conhecimento.

http://pt.slideshare.net/marciodafiel/o-melhor-mapa-da-segunda-guerra-mundial

ü    Recentemente no Brasil houve uma polêmica em torno de biografias não autorizadas, ou seja, biografados em vida se opunham as suas biografias por biógrafos, inclusive, alguns de muita experiência sobre o assunto, entretanto, devo considerar que biografias, sejam elas resumidas ou aquelas que são facilmente acessadas em sites da internet ou extensas obras com profundo conhecimento narrando os fatos como se o leitor estivesse participando das cenas, sejam instrumentos de leitura para entender contextos históricos e, dessa forma, contextualizá-los. Tanto o biografado como sua época, são os casos de alguns já estudados, de Joaquim da Silva Xavier, Napoleão Bonaparte, Dom Pedro I, Dom Pedro II e recentemente, Adolph Hilter, esse último com muitas bibliografias divulgadas, inclusive uma em particular, apresentada em sala de aula, do professor inglês Ian Kershaw, nos faz “passear” e “sobrevoar” a história da vida de Hitler.
Portanto pesquise sobre Salazar e Francisco Franco.
ü    Contexto econômico alemão na década de 1920.
ü    Crash de 1929.
ü    Relembre as principais batalhas que ocorrera durante a Segunda Guerra Mundial.
ü    Entrada da União Soviética na cidade de Berlim, consequentemente, pondo fim a guerra na Europa.
ü    Fim da Segunda Guerra no Oriente: os EUA impõe sua hegemonia bélica
ü    ONU (Organização das Nações Unidas): criação e objetivos.
ü    Conselho de Segurança (braço da ONU): composição.
ü    Guerra Fria e seus desdobramentos.
ü    República Velha.
ü    Temas atuais.
Todos os alunos devem estar informados do nosso contexto, desta forma, em tempo, entendem melhor o porquê de estudar História, certamente faz mais sentido ao aluno e não há dúvida alguma que é uma aprendizagem significativa.
Por exemplo, faça o seguinte exercício:
Acesse o site: http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/Xo-abutres-Sobre-um-encontro-historico/6/31400

Qual é o tema central que a mídia nos propõe a informar?
Quem são os “abutres” que o título da matéria propõe?
Dê exemplos da dependência financeira que caracterizou a região (América do Sul)?
Procure ter conhecimento das definições das palavras não familiarizadas e contextualize-as no texto.
O texto comenta algum fato histórico?
Sim, por exemplo: O que foram as instituições de Bretton Woods?
Faça uma rápida pesquisa, claro numa fonte confiável, e, surpreendentemente, conhecerá qual foi o ponto de partida das indexações das moedas do mundo todo, inclusive o Real do Brasil, em relação ao dólar estudunidense.
Diante de tal conhecimento, certamente, você se tornará uma pessoa mais crítica e com argumentos fundamentados diante das imposições sociais, econômicas e políticas dos Estados Unidos da América para com os demais países.
Agora, já que indiquei um dos caminhos a ser percorrido na busca e autonomia do conhecimento, fundamentações teóricas e práticas e ser uma pessoa crítica diante de um fato, faça o mesmo exercício com as propostas dos endereços eletrônicos a seguir:

http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/Por-que-os-EUA-e-Israel-estao-tao-interessados-que-o-caos-na-Palestina-perdure-/6/31433

http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/Ucrania-a-genese-de-um-conflito/6/31387

http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/Quais-sao-agora-as-alternativas-para-a-Argentina-/6/31475

Glossário:
Defina as seguintes palavras:
Holocausto, xenofobia, etnocêntrico, ariano e cotejar.
Atenção!
O roteiro de estudo é um norteador para o aprimoramento do seu conhecimento adquirido ao longo do trimestre, portanto, você deve estudar pelo caderno, pelo livro didático, pelas atividades, pelos OIAs e outras fontes fidedignas.
Para auxiliá-lo na sequência didática e no seu estudo, anote as páginas lidas do livro didático e do caderno à frente dos assuntos e temas apontados acima.