sexta-feira, 17 de março de 2017

Os árabes o islamismo


Mundos além da Europa
Objetivos:
Identificar as principais características da civilização árabe.
Reconhecer que algumas crenças e procedimentos dos muçulmanos são comuns a outras religiões.

Tema 1: A Arábia e os árabes.
Nas últimas décadas, a contribuição cultural dos árabes tem sido mais lembrada pela culinária. O aumento das cadeias de fast-food nos grandes centros urbanos aproximou a população do quibe, da esfiha, do tabule e da coalhada seca, antes, circunscritos aos restaurantes típicos. A popularização, sobretudo do quibe e da esfiha, fez com que fossem incorporados a outros locais de alimentação, como as tradicionais pastelarias chinesas, e mesmo bares e padarias de portugueses e brasileiros.
Segundo os estudos linguísticos mais recentes, existiram dois grandes troncos das línguas antigas: o indo-europeu e o semita. Esses troncos correspondem a grupos de povos. Os indo-europeus, por exemplo, povoaram as penínsulas Balcânica e Itálica, originando as civilizações clássicas da Grécia e de Roma. O tronco semita, por sua vez, predominou no Oriente com os árabes e os hebreus.

Vocabulário: O que é semita?

Geograficamente, podemos dividir a Península Arábica em duas partes: uma denominada por desertos, dunas e oásis, e outra situada nas regiões costeiras, banhadas pelas águas do Mar Vermelho e do Oceano Índico. Essa distinção geográfica marcou as diferenças entre povos da antiga Arábica, pois influenciou diretamente o desenvolvimento das atividades econômicas e culturais.

Árabe é um conjunto de povos de origem semita que habitava a Península Arábica. Com a expansão islâmica, iniciada no século VII, os árabes se espalharam pelo Ocidente Médio e pólo norte da África. Por essa razão, a população atual do Egito, da Argélia, do Iraque, do Líbano e de outros países da região também é considerada árabe. Muçulmano é o seguidor do Islã. Portanto, existem muçulmanos que não são árabes, assim como árabes que não são muçulmanos.

Tema 2: O nascimento e a expansão do islã.
Nasce um profeta
Maomé nasceu na cidade de Meca, por volta do ano 570. Desde muito jovem, Maomé acompanhava as caravanas de comércio. Ao entrar em contato com diferentes povos, conheceu as duas grandes religiões monoteístas do Oriente Médio: o judaísmo e o cristianismo.
O nome Maomé é a tradução para o português e não é bem vista no mundo muçulmano, no qual é chamado de Muhammad.

Nasce uma religião e um Estado

O alcorão, livro sagrado do islã, também pode ser chamado de corão. Essa palavra se originou do árabe Qur’na, que significa “leitura” ou “recitação”. O Alcorão é escrito em árabe e é formado por 114 capítulos, chamados de suras ou suratas. Diferentemente da Bíblia, o Alcorão não foi organizado em ordem cronológica, mas pelo tamanho da surata, da maior para a menor.

Os muçulmanos na Península Ibérica.

Vocabulário: O que é península?

Tema 3) Economia e cultura
A economia no Império Muçulmano
A cultura no mundo muçulmano
Avanços técnicos e científicos

Colar figura de uma mesquita no caderno

A mesquita é o principal local em que os muçulmanos realizam as orações. As orações devem ser realizadas cinco vezes ao dia, fazem parte de uma das cinco obrigações da crença muçulmana ou os cinco pilares do islã.
As outras quatro obrigações ou pilares do Islã são:
Acreditar em um único Deus e que Maomé é seu profeta – Testemunho de Fé (esse é o pilar mais importante do islã);
Doar parte dos seus rendimentos aos necessitados;
Praticar o jejum no mês de Ramadã, que é o nono mês do calendário muçulmano (que é lunar, não solar);
Caso tenha recursos, o muçulmano deve visitar a cidade de Meca pelo menos uma vez na vida.

Anote no caderno a data da realização da atividade.
Copie o enunciado e responda a questão na sequência, para manter a organização em seu caderno.

Exercícios
Unidade 2: temas 1, 2 e 3. (livro didático)

1) Em seu caderno, monte uma ficha sobre os árabes, completando-a com as informações pedidas:
a)    Habitantes do deserto.
b)    Habitantes das cidades.
c)    Religião dos antigos árabes.

2) Elabore um texto com os termos a seguir:
Monoteísta, islã, muçulmano e Maomé.

3) O que aconteceu depois da morte de Maomé no ano 632?

4) Quem foi o escolhido para suceder Maomé? O que ele era de Maomé?

5) Quais foram as conquistas do califado de Omar (634-644)?

6) Quando a dinastia Omíada iniciou-se? Explique como esse califado passou a ser.

7) O que impediu no ano 732 o avanço árabe no restante da Europa?

8) No século VIII, a família dos Omíadas foi substituída por qual família? O que essa família fez?

9) A partir do século X, quais foram as consequências do enfraquecimento político dos Abássidas?

10) Quais foram os importantes progressos técnicos e científicos realizados pelos árabes?




sexta-feira, 10 de março de 2017

Correção de atividades 1 e 3 página 41 Livro Didático - 7º ano



Mapa e animação do auge do Império Romano

Olá alunos do sétimo ano, conforme prometido segue abaixo um link de animação da expansão e retração do Império Romano e dum mapa do auge do Império Romano. Bons estudos!

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Roman_Republic_Empire_map_fast.gif#file




Retomando:
Entre as razões da crise prolongada que levou à desagregação do Império Romano podemos citar:

a) os gastos crescentes do Império Romano para conservar províncias, pagar os funcionários e manter soldados em toda a sua extensa fronteira (vide animação e mapa acima).

b) aumento dos impostos sobre a população e desvalorização da moeda.

c) a inflação (aumento dos preços dos aluguéis e dos alimentos).

d) pressão dos germanos sobre as fronteiras do Império Romano.

E por fim, resultando num processo de ruralização da sociedade contribuindo para a descentralização de poder, cai a figura do imperador, implicando desta forma na gestação do sistema feudal.

O feudalismo é uma forma característica de organização da política, da sociedade e da economia, surgiu a partir da queda do Império Romano.

As principais características do feudalismo são:

a) relações baseadas na dependência e na fidelidade;

b) poder político descentralizado (dividido entre diversos senhores, e não concentrado no rei, muito menos num imperador);

c) predomínio do cristianismo. Prevaleceu o Teocentrismo, ou seja, Deus o centro do universo. A Igreja desempenhou um papel de influências nas mentalidades, se colocava como representante de Deus na Terra, para "falar" com Deus precisaria falar com a "Igreja".

d) produção econômica voltada para subsistência.

e) sociedade enrijecida, ou seja, com nenhuma ou pouca mobilidade social, também chamada de estamental, conforme figura abaixo.
EXERCÍCIOS

1. Sobre o feudalismo, podemos afirmar que: assinale V para verdadeiro e F para falso:
(     ) na economia feudal não existia o comércio como atividade permanente e organizada; os produtos eram trocados diretamente, sem a utilização do dinheiro.
(     ) no apogeu do feudalismo, a sociedade era formada pelo clero, nobreza e camponeses e se caracterizava por grande mobilidade social.
(     ) as relações de trabalho baseavam-se na servidão; o servo entregava ao senhor feudal uma parte do que produzia e ainda trabalhava para ele em troca da proteção militar.
(     ) os camponeses constituíam a grande maioria da sociedade feudal.
(     ) no feudalismo, o poder político estava concentrado na pessoa do rei.


2. A característica marcante do feudalismo, sob o ponto de vista político, foi o enfraquecimento do Estado enquanto instituição, porque:
a) a inexistência de um governo central forte contribuiu para a decadência e o empobrecimento da nobreza.
b) a prática do enfeudamento acabou por ampliar os feudos, enfraquecendo o poder político dos senhores.
c) a soberania estava vinculada a laços de ordem pessoal, tais como a fidelidade e lealdade ao suserano.
d) a proteção pessoal dada pelo senhor feudal a seus súditos onerava-lhe as rendas.
e) a competência política para centralizar o poder, reservada ao rei, advinha da origem divina da  monarquia.

7 ano - Correção de atividade "Todos os caminhos levam a Roma"