Produção visual: Tema “PAZ”
A atividade tem como propósito desenvolver nos alunos percepções de uma cultura de tolerância.
Será norteada pelas representações de Candido Portinari, especialmente os painéis Guerra e Paz.
Na perspectiva duma temática social, a proposta tem como ponto de partida a releitura das representações de Portinari, sensibilizando os alunos nas produções que serão versadas por temas relacionados a colonização e exploração pelos europeus no continente americano.
Aspectos relacionados ao “índio” e ao negro são inspiradores, pois, apontam para uma diversidade cultural existente na sociedade brasileira.
Conhecimento prévio de Portinari: biografia e obras.
Sites recomendados:
museucasadeportinari.org.br
itaucultural.org.br
http://www.memorial.sp.gov.br/memorial/RssNoticiaDetalhe.do?noticiaId=2043
Desenvolvimento:
Dividir e cortar uma canson A4.
Produzir numa das partes uma representação que seja versada pela tolerância.
Na outra parte uma representação que envolva uma situação de intolerância.
Produto final:
Os trabalhos serão expostos divididos em dois painéis, um chamado de TOLERÂNCIA e outro INTOLERÂNCIA.
terça-feira, 25 de setembro de 2012
sábado, 15 de setembro de 2012
História da África
UNESCO
Coleção História da África em português
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/general_history_of_africa_collection_in_portuguese-1/
Coleção História da África em português
Publicada em oito volumes, a coleção História Geral da África está agora também disponível em português. A edição completa da coleção já foi publicada em árabe, inglês e francês; e sua versão condensada está editada em inglês, francês e em várias outras línguas, incluindo hausa, peul e swahili. Um dos projetos editoriais mais importantes da UNESCO nos últimos trinta anos, a coleção História Geral da África é um grande marco no processo de reconhecimento do patrimônio cultural da África, pois ela permite compreender o desenvolvimento histórico dos povos africanos e sua relação com outras civilizações a partir de uma visão panorâmica, diacrônica e objetiva, obtida de dentro do continente. A coleção foi produzida por mais de 350 especialistas das mais variadas áreas do conhecimento, sob a direção de um Comitê Científico Internacional formado por 39 intelectuais, dos quais dois terços eram africanos.
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/general_history_of_africa_collection_in_portuguese-1/
Assinar:
Postagens (Atom)