segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Solidariedade

O que é ser solidário?

Podemos lembrar que ser solidário é doar aquela peça de roupa que está dentro do guarda-roupa que enjoamos de usar ou aquele sapato ou tênis que está velho, motivados por campanhas do agasalho ou numa ação solidária em atendimento a pessoas flageladas, essas ações são importantes, tais como outras ações pontuais.
No entanto, doar ou compartilhar vai muito mais além do que descartar algo que você não usa mais e, desse modo, tornar-se solidário sistêmico, ou seja, que as ações solidárias façam parte de sua rotina, do seu cotidiano, ser solidário com seu par, com o meio ambiente, com o ecossistema e com os animais, para que isso reflita na sociedade cuja qual você se relaciona.
Ser solidário é um conjunto de ações articuladas que contribuem para uma convivência harmoniosa do mundo no qual vivemos em sociedade. O descartar dá lugar ao doar, a compartilhar e a ajudar.
A solidariedade envolve a sensibilidade das pessoas.
Quando falamos em sensibilidade, podemos perceber que ser solidário é algo mais profundo, que podemos compartilhar companhia e dar ouvidos a quem precisa.

Lembre-se.
“Ações solidárias, também, são atitudes que envolvem respeito aos animais, com o meio ambiente, com o patrimônio público e as pessoas.”

O objetivo desse tema é fazer com que você reflita acerca de suas ações diante da sociedade que precisa de você e você precisa dela.

Nenhum comentário: