Assuntos abordados
- Processo
de Independência dos Estados Unidos da América.
ü Treze
Colônias;
ü Taxas
alfandegárias e monopólios;
ü Declaração
de independência.
O aluno deve conseguir compreender
que a independência de um país faz parte, como um todo, de um processo,
permeado por rupturas ou permanências históricas, seus desdobramentos e
influências que recebera e contribuíra para outros processos independentistas.
- Estados Unidos: a conquista
do oeste.
ü Política
intervencionista estadunidense.
O aluno deve conseguir entender
que a atual política intervencionista dos Estados Unidos da América nos submete
ao início do século XIX e daí por diante, perpassando sobre a autonomia de Cuba
e dos cubanos através da Emenda Platt (1901).
- Guerra Civil Americana
(Guerra de Secessão).
O aluno deve conseguir
reconhecer que Abraham Lincoln (ex-presidente dos Estados Unidos) teve um papel
importante no processo unificador do país e da abolição da escravidão.
As diferenças fundamentais
entre os estados da União e Confederados.
- Processo de independência
da América hispânica.
ü Os
líderes revolucionários San Martín e Símon Bolívar.
O aluno deve conseguir
reconhecer que os líderes revolucionários não lutam sozinhos, tem adesão de
camadas sociais, destarte, ganham destaque nas histórias nacionais e internacionais.
- Processo de independência
do Haiti.
O aluno deve conseguir
reconhecer que o processo de independência do Haiti fora conquistado com muita
luta. Teve influência da Revolução Francesa, provocou o fim da escravidão e
espalhou entre as elites do continente americano o temor de uma revolta
semelhante em seus territórios.
- Conjurações ocorridas no
final do século XVIII no Brasil.
ü Conjuração
Mineira;
ü Conjuração
Baiana.
O aluno deve conseguir
compreender as especificidades de cada uma delas, relacionando-as e reconhecer
que a pena de morte era aplicada pela Coroa portuguesa aos seus opositores,
destarte, de punição e exemplo.
- O Brasil se torna sede do
reino Português.
ü A
vinda da Coroa portuguesa ao Brasil;
ü A
abertura dos portos de 1808.
O aluno deve conseguir
reconhecer as causas e resultados da vinda da Coroa portuguesa ao Brasil.
- Processo de independência
do Brasil.
ü A
volta de D. João VI a Portugal;
ü Revolução
Pernambucana;
ü A participação
das elites.
O aluno deve conseguir
compreender que a volta de D. João VI a Portugal foi uma medida que as Cortes
portuguesas exigiram, dentre outras medidas havia a intenção de recolonização
do Brasil.
Que a Revolução
Pernambucana, muito embora, tivera um forte caráter republicano e
emancipacionista, inclusive, decretando uma Lei Orgânica, não tocara na
abolição da escravatura.
- Movimentos revoltosos no
Período Regencial.
ü Revolta
dos Malês;
ü A
Balaiada.
O aluno deve conseguir
reconhecer que tais revoltas são duas dentre algumas que eclodiram num período
de instabilidade política no Brasil, conhecido com Período Regencial,
posteriormente pontuado entre o Primeiro Reinado (D. Pedro I) e o Segundo
Reinado (D. Pedro II).
Atenção!
O roteiro de estudo é um norteador
para o aprimoramento do seu conhecimento adquirido ao longo do trimestre,
portanto, você deve estudar pelo caderno, pelo livro didático, pelas
atividades, pelos OIAs e outras fontes fidedignas.
Para auxiliá-lo na sequência didática e no seu
estudo, anote as páginas lidas do livro didático e do caderno à frente dos
assuntos e temas apontados acima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário