Esta atividade tem a propositura de conduzir os alunos ao acesso de
alguns sites e consequentemente a intertextualidade. O caráter é apolítico e
não ideológico, pelo contrário, é estimular vários questionamentos e reflexões,
“mexer” com a estrutura de formação de opinião, considerando os conhecimentos
adquiridos, aqueles aprendidos na escola e fora dela, pois, a nossa sociedade
tem o pertencimento de formação a partir de uma dialética muito abrangente.
Instruções para a entrega da tarefa SOMENTE no dia 3 de agosto de 2015,
não serão aceitos trabalhos fora desta data, por favor, não insista.
A nota bônus será atribuída somente após a Prova de Recuperação, ou seja,
no fechamento das notas do 2º trimestre.
O trabalho deve ser entregue em folha de papel almaço à caneta azul ou
preta. O Aluno que se sentir mais a vontade de digitá-lo pode fazê-lo,
entretanto, deve atentar para as seguintes regras: fonte da letra Arial 12,
parágrafo padrão Word (1,25) e espaçamento entre linhas 1,15.
Não esqueça da identificação no cabeçalho:
Nome, nº, ano e data de entrega.
Sempre copie o título do texto, as reflexões propostas (enunciados) o
site e o dia de acesso, na sequência, duma forma organizada e limpa, resultando
num capricho para apresentação do seu trabalho.
“Mãos
à massa”.
Projeto quer
criminalizar “assédio ideológico” nas escolas
Reflexão: Você compactua da proposta do deputado
Rogério Marinho (PSDB)? Justifique sua resposta argumentando-a.
Brasil,
país de imprensa livre?
É Imprescindível que você
assista ao vídeo inserido na página.
Reflexões:
Aponte uma reflexão sobre:
No início do vídeo
apresenta-se um rosto de um homem e uma das mãos sendo colocada sobre a boca e
a outra sobre os olhos. Qual sua opinião sobre isso?
Em sua opinião, qual era a
vontade do jornalista Rodrigo Neto em relação ao jornalismo praticado por ele?
Há algum indício, tanto no
vídeo como no texto, que Neto estava a serviço (a mando) de alguém ou de algum
partido ou instituição? Caso a resposta seja positiva, aponte trecho do texto
ou descreva a fala do vídeo. Ou ele atuava sobre os fatos ocorridos na região?
Em qual governo a senhora
Eneida da Costa se refere? Mencione o estado e nome do governante.
Por que a senhora Eneida da
Costa demonstra muito medo em sua fala?
Quantos comunicadores foram
assassinados entre 2012 e 2014 no Brasil?
O que indica, por que o
jornalista Rodrigo Neto fora executado?
O documentário busca
levantar quais reflexões?
Você teve curiosidade de
procurar os outros vídeos que fazem parte da trilogia que trata da impunidade em crimes contra comunicadores? Por quê?
Reflita sobre o título da matéria
“Brasil, país de
imprensa livre?” Observe que está numa forma de pergunta. Discorra sobre sua reflexão.
Levante hipóteses e aponte sobre
o nome do documentário “Impunidade mata”.
Acesse o site da
Secretaria de Direitos Humanos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
Mencione o que mais lhe chamou a
atenção. Não se esqueça de mencionar o dia de acesso e o link completo.
Acesse os sites abaixo para
refletir sobre as questões propostas.
Orson Welles, o gênio que criou ‘Cidadão Kane’,
nasceu há 100 anos
ROSEBUD - Resenha
crítica sobre o filme “Cidadão Kane”, de Orson Welles
Música e letra
“Televisão” dos Titãs.
Uma nova frente progressista está em gestação
Em sua opinião, por que o documentário
produzido pela BBC de Londres “Muito além do cidadão Kane” tem esse nome?
Você acredita que a TV ou outras
mídias são ideológicas? Justifique sua resposta. Fundamente-a buscando definir
a palavra “ideologia”.
Qual o contexto histórico da
música “Televisão” fora divulgada?
A estrofe abaixo lhe aponta para
qual reflexão ou quais reflexões?
Oh! Cride, fala pra mãe
Que eu nunca li num livro
Que o espirro
Fosse um vírus sem cura
Vê se me entende
Pelo menos uma vez
Criatura!
Oh! Cride, fala pra mãe!
A estrofe abaixo lhe aponta para
qual reflexão ou quais reflexões?
A televisão
Me deixou burro
Muito burro demais
Oh! Oh! Oh!
Agora todas coisas
Que eu penso
Me parecem iguais
Oh! Oh! Oh!
O blog é uma ferramenta digital muito utilizada atualmente, ele funciona como um diário, as pessoas o utilizam para expressar suas ideias ou ideologia. Sugiro três blogs para suas reflexões e exposição delas.
blog do merval
pereira
blog do Agenor Bevilacqua Sobrinho
Acesse os blogs do Emir, do
Merval Pereira e do Agenor Bevilacqua Sobrinho,
a partir da análise de cada um deles, aponte:
Qual deles é
mais ideológico? Por quê?
Qual é mais
reflexivo? Por quê?
Qual dos três
você acessaria diariamente?
Qual dos três,
ou os três, você não acessaria mais?
Faça o seguinte
exercício: sem voltar a lê-los, qual tema lhe vêm à mente neste momento.
Intertextualidade
Jatos que
mancham
Venezuela
Novos jatos
Em relação ao
governo federal, qual dos textos é imparcial. Não se trata, aqui, de defesa ou
não, trata-se de abordagem do texto em torno de trazer o leitor para reflexões
e não imposições (pratique a definição da palavra “ideologia”). Observe que
ambos escrevem para o mesmo veículo de comunicação (mídia impressa e digital)
Jornal Folha de São Paulo, empresa do grupo Folha, também dono do site UOL.
Os textos
“Venezuela” de Gullar e “Novos Jatos” de Freitas abordam a visita de um grupo
de senadores brasileiros realizado à Venezuela, leia-os com muita atenção.
Qual é o ponto
significativo de divergência entre ambos. Fundamente seu argumento mencionando
trechos de cada texto.
Gullar menciona
o nome dos senadores que fizeram parte da comitiva que fora à Venezuela? Caso
positivo, mencione quais:
Faça uma breve
pesquisa e aponte os resultados acerca do senador Ronaldo Caiado, que fazia
parte da comitiva para dar apoio aos “políticos presos” na Venezuela. Baseado
em sua pesquisa, quais são seus interesses, de Ronaldo Caiado, econômicos,
sociais e políticos a serem defendidos no Senado Federal? Desde quando?
Diante de tantos
problemas no Poder Legislativo Federal Brasileiro, o que você entende da visita
deste grupo de senadores que foram à Venezuela.
Pesquise,
pense, reflita e explique a frase “Durante a ditadura, quisemos
muito que estrangeiros viessem verificar as práticas da repressão” do texto
“Novos Jatos” de Freitas. Qual o contexto histórico brasileiro desta frase? Que
marcara e manchara na nossa historiografia.
No texto “Novos jatos”
Freitas nos traz a luz do túnel do tempo um breve histórico de alguns senadores
que faziam parte da comitiva. Em seu entendimento, é algo hipócrita ou não? Em
relação à solidariedade aos “presos políticos” na Venezuela. Ou algo
provocador? Ou algum outro ponto que você tenha percebido.
Apresente uma produção
visual que represente uma proposta do trabalho.
Numa canson com margem de 1
centímetro, identificação na margem superior: nome, nº, ano e data da entrega,
título e a produção visual que poderá, a seu critério, ser articulada com
alguma frase.
Ou se você tiver habilidade
em compor, poderá fazer um poema ou poesia no final do trabalho, ou até mesmo
em fazer uma produção textual.
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