quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Imigração para o Brasil século XIX

Imigração

Dentre outras nacionalidades, além dos portugueses, italianos, poloneses, alemães etc, emigraram para o Brasil em busca de uma vida melhor.
Os grandes movimentos populacionais ocorridos entre 1830 e 1930, que caracterizaram a Europa expulsora, de um lado, e a América ávida por povoamento, de outro.
Dentre vários fatores que impulsionaram camponeses que pouco conheciam além dos limites de suas aldeias, podemos citar: concentração de terra nas mãos de poucos proprietários, altas taxas de impostos sobre a propriedade, oferta por parte da grande propriedade de produtos a preços inferiores no mercado e a transformação da mão de obra camponesa para a indústria que estava emergindo.
A política imigratória brasileira (governamental) perpassou no branqueamento da raça, necessidade de uma nação mais civilizada e de um país no qual a relação senhor/escravo fosse amenizada, com a introdução de pequenos proprietários.
Contudo, dentro desse cenário, os fazendeiros desejavam perpetuar a grande propriedade e o comércio de exportação, não estavam nem um pouco preocupados com a introdução de pequenos proprietários, mas na de imigrantes em larga escala que pudessem minorar a escassez de escravos iniciada a partir de 1850, com a proibição do tráfico negreiro.

Bibliografia:
ALVIM, Zuleika. Imigrantes: a vida privada dos pobres do campo. In: NOVAIS, Fernando (org.). História da Vida Privada no Brasil, V. 3. Da Belle Epoque à Era do Rádio. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

Animação da imigração:
http://prezi.com/ztvvmk6kzy0i/imigrantes-a-vida-privada-dos-pobres-do-campo


Atividade: Cronologia familiar, acesse o link abaixo, há dois formulários numa folha, dessa forma há a possibilidade de dividir com o colega.

http://pt.scribd.com/doc/206280934/cronologia-familiar-1%C2%BA-tema-1%C2%BA-tri



Nenhum comentário: