domingo, 27 de setembro de 2015

Atividade intertextualidade – política. 9º ano Pellegrino

Entregue a tarefa discriminada abaixo numa folha de papel almaço ou digitada até o dia 20/10/2015. Será pontuada com cinco pontos na atividade "OIA Tarefas Pontuadas". Copie os enunciados e responda na sequência.

Por quem as panelas batem – 16/82015 – Antonio Prata.

 http://www1.folha.uol.com.br/colunas/antonioprata/2015/08/1669258-por-quem-as-panelas-batem.shtml

As panelas de Antonio Prata – 26/8/215 – Samuel Pessôa.

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/samuelpessoa/2015/08/1672375-as-panelas-de-antonio-prata.shtml

Resposta a Samuel Pessôa – 30/8/2015 - Antonio Prata.

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/antonioprata/2015/08/1675508-resposta-a-samuel-pessoa.shtml

Fratura na Democracia – 6/9/2015 - Samuel Pessôa.

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/samuelpessoa/2015/09/1678347-fratura-na-democracia.shtml


Reflexões:

1. O texto de Prata “Por quem as panelas batem” nos coloca várias questões (no formato de perguntas) e nos faz pensar vários aspectos que persistem na nossa sociedade. Escolha um e disserte sua opinião.

2. O texto de Pêssoa “As panelas de Antonio Prata” refuta o texto de Prata “Por quem as panelas batem”. Diante deste embate, qual sua opinião? No seu entendimento, o texto de Pêssoa é irônico? Justifique sua resposta citando exemplos do texto, caso se faça necessário.

3. O texto de Prata “Resposta a Samuel Pessôa” é a tréplica em relação ao texto de Pêssoa “As panelas de Antonio Prata”. Você entende que Pessôa é parcial em relação há algum dos dois partidos inseridos no debate? Justifique sua resposta trechos dos textos.

4. Leia o texto de Pessôa “Fratura na Democracia”. Pesquise e responda há quantos anos o PSDB está governando o estado de São Paulo? O que você acha da crise hídrica enfrentada, sobretudo, na região metropolitana da cidade de São Paulo? Poderia ser evitada ou amenizada com inferências pontuais e sistêmicas do governo estadual? Como a sociedade poderia contribuir? Você conhece alguma nascente hidrográfica? Há preservação de nascentes? Os rios e córregos estão preservados? Qual o papel do poder público diante deste cenário degradante?

5. Por fim. Qual a sua conclusão deste debate? Você argumenta a favor de Pessôa ou Prata?

Para conhecer mais:

http://pcesarmenezes.blogspot.com.br/2012/04/nascente-do-rio-tiete-salesopolis-sp.html

APLICATIVO PARA MAPEAR FALTA D’AGUA EM SP RECEBE MAIS DE 1 DENÚNCIA POR MINUTO NAS PRIMEIRAS 24 HORAS

http://saladecrise.com.br/2015/09/11/aplicativo-que-mapeia-falta-dagua-recebe-mais-de-1-denuncia-por-minuto-nas-primeiras-24-horas/




segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Correção de atividades 7º ano - Pellegrino

Correção de atividades atividades do livro didático.




sábado, 12 de setembro de 2015

Questões e reflexões filme "Besouro"

OIA para os 7ºs anos - Pellegrino

Atividade interdisciplinar: Geografia e História.
Exibição do filme “Besouro”
Objetivos:
Refutar qualquer forma de preconceito, sobretudo às religiões. Não podemos esquecer que o Brasil é laico, conforme nossa Constituição Federal, ou seja, é um direito de caráter subjetivo dos cidadãos;
Aprimorar os conhecimentos sobre as influências da cultura africana presente na nossa sociedade e reconhecer sua importância;
Reconhecer o período escravagista no Brasil como um período de exclusão social cruel, por motivos econômico e etnocêntrico;
 Conhecer o papel desempenhado pelos “coronéis” à época retratada no filme.
Em relação ao filme “Besouro”, assistido.
1. Qual contexto histórico é retratado?
2. Identifique e aponte influências africanas.
3. Qual a religião predominante entre os negros no filme?
4. Qual o objetivo da proibição do candomblé e da capoeira?
5. Qual o papel desempenhado pelos “coronéis”?
6. Qual instrumento musical característico da capoeira? Conhece esse instrumento? Faça uma representação.
7. Pesquise o significado da palavra preconceito?
8. A desigualdade social existente entre o povo afrodescendente tem como base o preconceito? Justifique a resposta com apoio no filme.
9. Você acredita em uma forma de resistência? Mantendo a cultura ou a religião, como por exemplo a capoeira tema do filme Besouro. Justifique sua resposta.
10. Relativize o filme com a atividade “Intolerância religiosa”, já proposta, e aponte sua conclusão.

 A DATA DE ENTREGA SERÁ INFORMADA NA SALA DE AULA entre os dias 15 e 16.