quinta-feira, 5 de julho de 2012

Resgatando memórias


Interessante como os alunos resgatam em nossas memórias momentos inesquecíveis.

Noutro dia numa das aulas que não tinha nada a ver com a Segunda Guerra Mundial um aluno do 8º ano me questionou se o Brasil no período da Segunda Guerra Mundial não havia feito nada.

Comentei que o Brasil participou da guerra enviando tropas, a Força Expedicionária Brasileira (FEB).

Muito embora à época houvesse no Brasil um jogo de interesses políticos e econômicos, ora do lado alemão ora do lado dos aliados, especificamente dos Estados Unidos da América, que não cabe aqui o aprofundamento desse assunto.

O mais importante dessa intervenção foi que recomendei ao aluno um livro intitulado “Zé Carioca” vai à guerra cujo autor foi meu professor na graduação, Oscar Alfredo Salun. O mais interessante nisso tudo foi quando comentei com os alunos do título do livro, muitos não conheciam esse personagem, ou seja, o Zé Carioca, nesse momento a interprete de LIBRAS, presente na sala, comentou que o personagem em questão não é do contexto deles, realmente ela tinha razão.

Pesquisando na internet algum material para postar aqui sobre o Zé Carioca, encontrei um vídeo que têm as músicas Tico-Tico no Fubá e Aquarela do Brasil, ambas eu tocava na clarinete quando adolescente, a primeira era uma das músicas mais difíceis de tocar, contudo, maravilhosa.



Para conhecer um pouco mais:

BASBAUM, Leôncio. O Brasil na guerra. In: História sincera da república de 1930 a 1960. 6. ed. São Paulo: Alfa-Omega; 1991. p. 121 – 131.

<http://www.youtube.com/watch?v=_mQHr8bAojU> Acesso em: 30 maio 2012.

http://www.youtube.com/watch?v=KGFa1Fy9vUc&feature=related Acesso em: 5 jun. 2012.

Nenhum comentário: