domingo, 12 de julho de 2015

Atividade Facultativa - Nota Bônus - 9º ano

Esta atividade tem a propositura de conduzir os alunos ao acesso de alguns sites e consequentemente a intertextualidade. O caráter é apolítico e não ideológico, pelo contrário, é estimular vários questionamentos e reflexões, “mexer” com a estrutura de formação de opinião, considerando os conhecimentos adquiridos, aqueles aprendidos na escola e fora dela, pois, a nossa sociedade tem o pertencimento de formação a partir de uma dialética muito abrangente.
Instruções para a entrega da tarefa SOMENTE no dia 3 de agosto de 2015, não serão aceitos trabalhos fora desta data, por favor, não insista.
A nota bônus será atribuída somente após a Prova de Recuperação, ou seja, no fechamento das notas do 2º trimestre.
O trabalho deve ser entregue em folha de papel almaço à caneta azul ou preta. O Aluno que se sentir mais a vontade de digitá-lo pode fazê-lo, entretanto, deve atentar para as seguintes regras: fonte da letra Arial 12, parágrafo padrão Word (1,25) e espaçamento entre linhas 1,15.
Não esqueça da identificação no cabeçalho:
Nome, nº, ano e data de entrega.

Sempre copie o título do texto, as reflexões propostas (enunciados) o site e o dia de acesso, na sequência, duma forma organizada e limpa, resultando num capricho para apresentação do seu trabalho.
“Mãos à massa”.

Projeto quer criminalizar “assédio ideológico” nas escolas

Reflexão: Você compactua da proposta do deputado Rogério Marinho (PSDB)? Justifique sua resposta argumentando-a.

Brasil, país de imprensa livre?

É Imprescindível que você assista ao vídeo inserido na página.
Reflexões:
Aponte uma reflexão sobre:
No início do vídeo apresenta-se um rosto de um homem e uma das mãos sendo colocada sobre a boca e a outra sobre os olhos. Qual sua opinião sobre isso?
Em sua opinião, qual era a vontade do jornalista Rodrigo Neto em relação ao jornalismo praticado por ele?
Há algum indício, tanto no vídeo como no texto, que Neto estava a serviço (a mando) de alguém ou de algum partido ou instituição? Caso a resposta seja positiva, aponte trecho do texto ou descreva a fala do vídeo. Ou ele atuava sobre os fatos ocorridos na região?
Em qual governo a senhora Eneida da Costa se refere? Mencione o estado e nome do governante.
Por que a senhora Eneida da Costa demonstra muito medo em sua fala?
Quantos comunicadores foram assassinados entre 2012 e 2014 no Brasil?
O que indica, por que o jornalista Rodrigo Neto fora executado?
O documentário busca levantar quais reflexões?
Você teve curiosidade de procurar os outros vídeos que fazem parte da trilogia que trata da impunidade em crimes contra comunicadores? Por quê?

Reflita sobre o título da matéria “Brasil, país de imprensa livre?” Observe que está numa forma de pergunta. Discorra sobre sua reflexão.

Levante hipóteses e aponte sobre o nome do documentário “Impunidade mata”.

Acesse o site da Secretaria de Direitos Humanos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Mencione o que mais lhe chamou a atenção. Não se esqueça de mencionar o dia de acesso e o link completo.


Acesse os sites abaixo para refletir sobre as questões propostas.

 

Muito Além do Cidadão Kane (completo / dublado) - documentário sobre a Rede Globo

Orson Welles, o gênio que criou ‘Cidadão Kane’, nasceu há 100 anos


ROSEBUD - Resenha crítica sobre o filme “Cidadão Kane”, de Orson Welles

Música e letra “Televisão” dos Titãs.

Uma nova frente progressista está em gestação

Em sua opinião, por que o documentário produzido pela BBC de Londres “Muito além do cidadão Kane” tem esse nome?

Você acredita que a TV ou outras mídias são ideológicas? Justifique sua resposta. Fundamente-a buscando definir a palavra “ideologia”.

Qual o contexto histórico da música “Televisão” fora divulgada?

A estrofe abaixo lhe aponta para qual reflexão ou quais reflexões?

Oh! Cride, fala pra mãe

Que eu nunca li num livro

Que o espirro

Fosse um vírus sem cura

Vê se me entende

Pelo menos uma vez

Criatura!

Oh! Cride, fala pra mãe!

 

A estrofe abaixo lhe aponta para qual reflexão ou quais reflexões?

A televisão

Me deixou burro

Muito burro demais

Oh! Oh! Oh!

Agora todas coisas

Que eu penso

Me parecem iguais

Oh! Oh! Oh!

 

O blog é uma ferramenta digital muito utilizada atualmente, ele funciona como um diário, as pessoas o utilizam para expressar suas ideias ou ideologia. Sugiro três blogs para suas reflexões e exposição delas.

blog do emir

blog do merval pereira

blog do Agenor Bevilacqua Sobrinho

Acesse os blogs do Emir, do Merval Pereira e do Agenor Bevilacqua Sobrinho, a partir da análise de cada um deles, aponte:

Qual deles é mais ideológico? Por quê?

Qual é mais reflexivo? Por quê?

Qual dos três você acessaria diariamente?

Qual dos três, ou os três, você não acessaria mais?

Faça o seguinte exercício: sem voltar a lê-los, qual tema lhe vêm à mente neste momento.

Intertextualidade

Jatos que mancham


Venezuela

Novos jatos

Em relação ao governo federal, qual dos textos é imparcial. Não se trata, aqui, de defesa ou não, trata-se de abordagem do texto em torno de trazer o leitor para reflexões e não imposições (pratique a definição da palavra “ideologia”). Observe que ambos escrevem para o mesmo veículo de comunicação (mídia impressa e digital) Jornal Folha de São Paulo, empresa do grupo Folha, também dono do site UOL.

Os textos “Venezuela” de Gullar e “Novos Jatos” de Freitas abordam a visita de um grupo de senadores brasileiros realizado à Venezuela, leia-os com muita atenção.

Qual é o ponto significativo de divergência entre ambos. Fundamente seu argumento mencionando trechos de cada texto.

Gullar menciona o nome dos senadores que fizeram parte da comitiva que fora à Venezuela? Caso positivo, mencione quais:

 

Faça uma breve pesquisa e aponte os resultados acerca do senador Ronaldo Caiado, que fazia parte da comitiva para dar apoio aos “políticos presos” na Venezuela. Baseado em sua pesquisa, quais são seus interesses, de Ronaldo Caiado, econômicos, sociais e políticos a serem defendidos no Senado Federal? Desde quando?

Diante de tantos problemas no Poder Legislativo Federal Brasileiro, o que você entende da visita deste grupo de senadores que foram à Venezuela.

Pesquise, pense, reflita e explique a frase “Durante a ditadura, quisemos muito que estrangeiros viessem verificar as práticas da repressão” do texto “Novos Jatos” de Freitas. Qual o contexto histórico brasileiro desta frase? Que marcara e manchara na nossa historiografia.
No texto “Novos jatos” Freitas nos traz a luz do túnel do tempo um breve histórico de alguns senadores que faziam parte da comitiva. Em seu entendimento, é algo hipócrita ou não? Em relação à solidariedade aos “presos políticos” na Venezuela. Ou algo provocador? Ou algum outro ponto que você tenha percebido.

Apresente uma produção visual que represente uma proposta do trabalho.
Numa canson com margem de 1 centímetro, identificação na margem superior: nome, nº, ano e data da entrega, título e a produção visual que poderá, a seu critério, ser articulada com alguma frase.
Ou se você tiver habilidade em compor, poderá fazer um poema ou poesia no final do trabalho, ou até mesmo em fazer uma produção textual.

Significados e sua conclusão deste trabalho:
























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