terça-feira, 21 de maio de 2013

Atividade para o 7º Ano

Leia o texto abaixo e responda as questões.

Começo ou recomeço, Conhecimento ou “descobrimento”

Um dos fatores que dificultou a passagem do ocidente para o oriente foi a tomada de Constantinopla pelo Império Turco-Otomano em 1453, forçando os navegadores europeus a buscar novos caminhos à Índia.
Portugal desenvolveu grandes estudos em torno das navegações, um exemplo disso foi a Escola de Sagres, também, fizeram bom uso do astrolábio.
De uma forma intencional ou por acaso Portugal “descobriu” o Brasil.
Cristovão Colombo, em 1492, havia chegado ao novo continente pensando que havia chegado às Índias.
Em 1500, Pedro Álvares Cabral avistou as terras que logo batizaram de Vera Cruz.
Num primeiro momento Pero Vaz de Caminha, que fazia parte da esquadra de Cabral, relatou a Coroa portuguesa o conhecimento das novas terras, aí surgiu o primeiro documento histórico do Brasil. O conhecimento se deu a partir do contato com os povos nativos, os “índios”
Eram povos diferentes, com isso houve o choque de culturas distintas, resultou que os europeus descaracterizaram e transformaram em sua originalidade cultural os povos nativos.
O primeiro produto explorado pelos portugueses foi o pau-brasil. Em troca de mercadorias sem valor os indígenas cortavam a madeira. Essa relação de trabalho foi chamada de escambo.
Após alguns anos a Coroa portuguesa decidiu colonizar o Brasil, pois, a presença constante de outros europeus no litoral explorando o pau-brasil começou a preocupar, e a melhor maneira de proteger a colônia era ocupando o território.
Logo a Coroa portuguesa percebeu que era possível o cultivo da cana-de-açúcar, obtendo dessa forma um produto muito valioso na Europa, o açúcar, tornando-o o principal negócio da colônia.
Dessa forma montou-se uma estrutura na colônia: territorial (capitanias hereditárias), administrativa (os donatários) e produtiva (a produção açucareira).
As capitanias hereditárias foram a divisão da colônia em faixas de terra a partir do litoral sentido interior, os donatários foram os responsáveis em distribuir as grandes áreas de terras aos colonos e a produção açucareira ocorria nos engenhos.
O engenho era composto pela plantação de cana, pelas instalações para obter o açúcar, pelas residências de proprietários, colonos, trabalhadores e pela senzala.
Os senhores de engenhos eram proprietários de terras e de escravos e, também, possuíam engenhos.
Os fazendeiros que não tinham engenhos eram chamados lavradores de cana. Havia basicamente duas categorias de lavrador: os proprietários de terra e os arrendatários.
Os proprietários cultivavam a cana em suas próprias terras. Entre eles havia lavradores de cana obrigada, que eram obrigados a moer a cana em determinado engenho, e lavradores de cana livre, que podiam moer a cana em qualquer engenho.
A produção de açúcar era bastante complexa e envolvia muitas etapas. Uma dessas etapas era o branqueamento, dessa forma alcançava um valor de venda maior nos mercados europeus.
Em todas as etapas era utilizada a presença maciça da mão-de-obra escrava, geralmente sob a supervisão de trabalhadores especializados que eram livres.
Dentre os trabalhadores livres do engenho podemos destacar:
Feitor de plantação: era o responsável em escolher as terras para o plantio, o tipo de cana e os momentos adequados para o cultivo e colheita.
Mestre de açúcar: era o trabalhador mais bem pago. Provava o caldo a todo o momento para saber o ponto certo da retirada do fogo.
Muito embora houvesse resistência dos negros africanos, “a vida do escravo foi pautada pela violência. A retirada forçada da terra natal, os trabalhos pesados e insalubres, a alimentação precária, os castigos frequentes, a desintegração das famílias e das nações africanas marcaram a existência do negro escravizado na América portuguesa.” (APOLINÁRIO, 2007, p. 221)

Autor desconhecido

Numa folha de papel almaço, com cabeçalho, copie o enunciado das questões e responda-as a caneta azul ou preta, na sequência.

1) O que forçou os navegadores europeus a buscarem novos caminhos à Índia?

2) O que resultou o choque de culturas?

3) Em troca de mercadorias sem valor os indígenas cortavam o pau-brasil. Como era chamada essa relação de trabalho?

4) Por que a Coroa portuguesa decidiu colonizar o Brasil?

5) Qual produto era muito valioso na Europa?

6) Como era composto o engenho?

7) Defina senhor de engenho.

8) Qual a diferença entre lavrador de cana livre e lavrador de cana obrigada?

9) Cite uma etapa do processo de produção açucareira.

10) Defina feitor de plantação.

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