terça-feira, 21 de maio de 2013

Respostas: Questões Revoluções Inglesas

Para baixar, acesse o link abaixo:

http://pt.scribd.com/doc/142794987/respostas-questoes-revolucoes-inglesas

Ou copie as perguntas com as respectivas respostas abaixo:

1. Qual era o objetivo da Magna Carta?
R: Limitar os poderes do monarca.

2. De que forma surgiu a Igreja Anglicana?
R: O rei Henrique VIII rompeu com a igreja católica por motivos econômicos e políticos, também porque o papa não concedera o seu divórcio com Catarina de Aragão, dessa forma fez com que o Parlamento votasse o Ato de Supremacia, que o proclamava chefe supremo da igreja inglesa, conhecida como Igreja Anglicana.

3. Atualmente, o anglicanismo é uma religião inglesa regional ou no âmbito mundial, inclusive, se faz presente no Brasil? Justifique seu registro.
R: É uma igreja mundial, pois constatamos sua existência também no Brasil, muito próxima a nós, no Bairro de Rudge Ramos em São Bernardo do Campo, Paróquia Anglicana Santa Lídia.

4. Comente sobre o poderio naval britânico neste contexto histórico estudado. Tanto militar quanto comercial.
R: O governo de Elizabeth I incentivou o comércio internacional, consequentemente, fortaleceu a indústria naval. Adquiriu o fortalecimento militar naval derrotando a poderosa Invencível Armada espanhola.

5. Defina monopólio e oligopólio. Dê exemplos da nossa realidade.
R: Monopólio é uma situação onde uma única pessoa ou empresa detêm a oferta de determinado produto ou serviço, sem enfrentar concorrência.
Energia elétrica: AES Eletropaulo.

Oligopólio é uma situação econômica em que um pequeno número de empresas controla a oferta de produtos ou serviços para ter domínio sobre o mercado.
Empresas de aviação: TAM e Gol.

6. Defina Atos de Navegação.
R: Determinava que mercadorias negociadas com a Inglaterra somente pudessem ser transportadas em navios ingleses ou dos países produtores.

7. Qual é a origem do termo burguês (burgueses)?
R: A origem da palavra burguês ou burgueses está ligada com o surgimento dos burgos na Baixa Idade Média, que eram conjuntos de habitações fortificadas que serviam de residência para os mercadores, pessoas poderosas e ricas.

8. Pesquise e registre sobre John Locke.
R: Pensador inglês que viveu no século XVII.
Uma das ideias que defendia era do liberalismo político.
Quando Locke escreveu os "Dois Tratados sobre o Governo", a sua principal obra de filosofia política, tinha como objetivo contestar a doutrina do direito divino dos reis e do absolutismo real.

Página 74 - Livro Didático

1. a) Dinastia Stuart.

b) Revolução Puritana.

c) O autoritarismo do rei Carlos I e sua decisão de cobrar impostos navais sobre as cidades costeiras, impor as regras da Igreja Anglicana aos presbiterianos escoceses e invadir o Parlamento.

d) Aprovou em 1651 os Atos de Navegação, favorecia a burguesia inglesa na medida em que estabelecia que as mercadorias negociadas com a Inglaterra somente pudessem ser transportadas em navios ingleses ou dos países produtores.

e) Revolução Gloriosa. Ela foi desencadeada porque os reis da dinastia Stuart, de volta ao poder, queriam restaurar o poder do catolicismo na Inglaterra.

f) A Revolução Gloriosa assinalou o início da monarquia constitucional na Inglaterra, em que o poder passou a ser exercido de fato pelo Parlamento, dominado pela nobreza capitalista e pelos burgueses. O novo governo estimulou o livre comércio, a modernização dos portos e a construção de estradas e navios, medidas necessárias ao desenvolvimento do comércio marítimo britânico.

Nenhum comentário: