sábado, 2 de novembro de 2013

Correção de atividades 8º ano - p. 162 e 228.

Respostas de atividades:
Página 162


2. a) Pacto colonial. Mecanismo que impedia o livre-comércio das colônias com outros países: exclusivismo comercial metropolitano.

b) Abertura dos portos. Decreto joanino (príncipe regente D. João VI) que liberou o comércio com as nações amigas.

c) Bloqueio Continental. Decreto do imperador francês Napoleão Bona parte para isolar e minar (prejudicar) a economia inglesa.

d) Interiorização da metrópole. Transferência do eixo econômico de Portugal para a América.

4. a) A caricatura representa a cerimônia do beija-mão, momento em que o rei D. João VI recebia pessoas abastadas da corte carioca para prestar-lhe homenagem e pedir favores. Esse tipo de cerimônia também tinha um caráter simbólico e servia para aproximar o rei de seus súditos e reforçar a ideia de autoridade e dependência em relação à realeza. Ao chegar ao Brasil, a corte portuguesa, além de instalar várias instituições, precisava criar e reforçar laços de subordinação com os habitantes da antiga colônia.

b) A intenção do autor era satisfazer esse costume. Isso pode ser notado na postura do rei e na fila de súditos que se forma para beijá-lo, numa postura submissa e bajuladora.

5. a) Até o século XVIII, a relação entre a metrópole e a colônia era entendida como um acordo bilateral, ou seja, entre partes iguais, em que ambas ganhavam e nenhuma saía perdendo. A expressão “contrato entre irmãos” manifesta bem essa ideia, fazendo referência a um vínculo entre irmãos de um mesmo pai, ou entre súditos de um mesmo reino (no caso, o português). No decorrer do século XVIII, entretanto, essa mesma relação passou a ser vista pelos colonos como um acordo unilateral, ou seja, entre partes desiguais, em que uma das partes ganhava em prejuízo da outra.

b) Até o século XVIII, os conflitos ocorridos na América portuguesa expressavam a insatisfação colonial com uma ou outra medida tomada pelo reino português, mas que não implicava a ruptura dos laços mantidos com a metrópole. Já no decorrer do século XVIII, no entanto, os movimentos coloniais passaram a expressar o descontentamento com o pacto colonial, visto como um contrato que precisava ser desfeito.

c) Sim. Tanto a Conjuração Mineira quanto a Conjuração Baiana, cada uma a seu modo, questionaram a manutenção dos vínculos coloniais entre América portuguesa e sua respectiva metrópole.

Página 228



Nenhum comentário: