sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Correção de atividades 7º ano - p. 170 e 217.

Respostas de atividades:
Página 170
1. a) Sistema de trabalho compulsório criado pelos incas mediante o qual os membros das aldeias prestavam serviços públicos periódicos e rotativos ao Estado. Aproveitado e modificada pelos espanhóis, a mita transformou-se na principal fonte fornecedora de mão-de-obra para as minas de prata do Peru. Por meio dessa instituição, os espanhóis encarregavam os chefes das aldeias de selecionar os ameríndios para o trabalho compulsório, nas minas e nas obras públicas, em troca de uma pequena remuneração.

b) Conselho municipal, responsável, a América espanhola, pela administração e pelo abastecimento das vilas e cidades.

c) Descendentes de espanhol nascido na América.

d) Instância administrativa mais elevada na colônia.

e) Filho de espanhol com uma “índia”.

f) Instituição pela qual a coroa espanhola concedia os espanhóis o direito de explorar a mão-de-obra “indígena”, nas minas e nas plantações, e de cobrar-lhe tributos, em dinheiro ou em espécie. Em contrapartida, o encomendero devia promover a catequização dos “indígenas”.

g) Órgão metropolitano responsável pela administração colonial e pelo controle do exclusivo comercial metropolitano.

h) Administração de comunidades “indígenas” camponesas.

i) Órgão metropolitano que decidia questões relativas às colônias.

j) Membro da nobreza ou da burguesia espanhola que representava o rei na América.


3. a) A crença absoluta em Deus, a obediência aos sinos, técnicas de construção e artesanais, rituais religiosos.

b) Apesar da pressão para que os indígenas abandonassem suas crenças e costumes, e de serem obrigados a aprender pela imitação, muitos de seus valores e costumes permanecem encobertos, e hoje constituem parte da sua identidade cultural. Isso porque o aprendizado da cultura europeia, pelo menos em alguns aspectos e com alguns povos, foi aparente, não significou de fato a assimilação verdadeira da nova cultura.

c) A cultura “indígena” estava aberta ao aprendizado de novos conhecimentos: obedecer ao sino, acompanhar os ofícios religiosos, erguer palácios, construir igrejas, produzir artesanato. A cultura europeia, ao contrário, incapaz de aceitar um modo de vida estranho ao seu, sempre exigia a exclusão.

4. a) A partir da década de 1530.

b) Foi a partir desse período que a Coroa espanhola iniciou a exploração regular dos metais preciosos em suas colônias americanas, organizando, para isso, uma estrutura administrativa destinada a fazer de suas possessões ultramarinas uma fonte de riquezas.

c) Is “indígenas” tiveram um papel decisivo no aumento da produção de ouro e prata nas colônias espanholas na América. Por meio da mita, no Vice-Reinado do Peru da Nova Espanha, os espanhóis recrutavam mão-de-obra “indígena” para o trabalho nas minas de ouro e de prata.

d) O declínio teve início na primeira década do século XVII e resultou do esgotamento de grande parte das jazidas minerais.

Página 217
5. a) A prática cultural é a antropofagia. Podemos exemplificar para a mão que a “índia” está segurando e para o pé que aparece na sacola que ela carrega nas costas.

b) A intenção provável do artista é associar o “indígena” e a própria América portuguesa com o atraso cultural, a selvageria, ou seja, com a ausência de “civilização” do ponto de vista europeu.

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