segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Roteiro de estudo para avaliação de recuperação – 9º ano 2º Trimestre 2014

ü    O fascismo e o nazismo.
O aluno deve conseguir reconhecer o papel desempenhado de Benito Mussolini no estudo de caso do fascismo e de Adolf Hitler no estudo de caso do nazismo, também, há outras variantes de ditaduras no mesmo contexto europeu, por exemplo, o estudo de caso da Espanha de Francisco Franco.
O aluno deve conseguir identificar a retórica (fala, gestos, afetuosidade) como manipulação da massa popular, inclusive de crianças.
O aluno deve conseguir opinar criticamente diante de situações problemas de caráter xenófobo e etnocêntrico.

ü    O crash de 1929.
O aluno deve conseguir identificar as razões pelas quais ocorrera a grande depressão, a fase propriamente dita e suas consequências para o Mundo a partir dos Estados Unidos da América.

ü    Batalhas travadas durante a Segunda Guerra Mundial.
 Sugestão de estudo de uma delas: <http://guerras.brasilescola.com/seculo-xx/a-batalha-stalingrado-na-segunda-guerra-mundial.htm>  Acesso em: 25 ago. 2014.

ü    O plano dos líderes nazistas: A “solução final”.
Referências de aprofundamento do tema:
WEISS, Helga. O diário de Helga; tradução George Schlesinger. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013.
Filme: Fuga de Sobibor.
Disponível em: Acesso em: 25 ago. 2014.

ü    O intervencionismo, sobretudo militar, dos Estados Unidos da América noutros países, sempre como “pano de fundo” a ajuda humanitária. Reforçando a hegemonia ideológica cultural, econômica, social e política.

ü    Criação da ONU.
Sugestão de referência para estudo:
Site oficial: http://www.onu.org.br/

ü    Guerra Fria.
O Mundo bipolar: embate entre duas ideologias:
De um lado o capitalismo , podemos mencionar os Estados Unidos da América como país líder dessa ideologia, duma forma intervencionista e imperialista e do outro lado o socialismo soviético.
O Plano Marshall.
O aluno deve conseguir compreender que o Plano Marshal foi um instrumento para reforçar a intencionalidade hegemônica, inclusive ideológica, estadunidense na Europa e no Mundo.
O muro de Berlim.
Objetivo.

ü    A corrida armamentista.
Especialmente o investimento em armas nucleares e a corrida espacial.

ü    República Velha.
Dominação das oligarquias;
O efeito do coronelismo na sociedade;
O aluno deve conseguir reconhecer as especificidades deste contexto histórico que persistem na nossa atual sociedade.

ü    Temas atuais.
Todos os alunos devem estar informados do nosso contexto, desta forma, em tempo, entendem melhor o porquê de estudar História, certamente faz mais sentido ao aluno e não há dúvida alguma que é uma aprendizagem significativa.
Por exemplo, faça o seguinte exercício:
Acesse o site:
Qual é o tema central que a mídia nos propõe a informar?
Quem são os “abutres” que o título da matéria propõe?
Dê exemplos da dependência financeira que caracterizou a região (América do Sul)?
Procure ter conhecimento das definições das palavras não familiarizadas e contextualize-as no texto.
O texto comenta algum fato histórico?
Sim, por exemplo: O que foram as instituições de Bretton Woods?
Faça uma rápida pesquisa, claro numa fonte confiável, e, surpreendentemente, conhecerá qual foi o ponto de partida das indexações das moedas do mundo todo, inclusive o Real do Brasil, em relação ao dólar estudunidense.
Diante de tal conhecimento, certamente, você se tornará uma pessoa mais crítica e com argumentos fundamentados diante das imposições sociais, econômicas e políticas dos Estados Unidos da América para com os demais países.
Agora, já que indiquei um dos caminhos a ser percorrido na busca e autonomia do conhecimento, fundamentações teóricas e práticas e ser uma pessoa crítica diante de um fato, faça o mesmo exercício com as propostas dos endereços eletrônicos a seguir:

Atenção!
O roteiro de estudo é um norteador para o aprimoramento do seu conhecimento adquirido ao longo do trimestre, portanto, você deve estudar pelo caderno, pelo livro didático, pelas atividades, pelos OIAs, pela Prova Oficial e outras fontes fidedignas.
Para auxiliá-lo na sequência didática e no seu estudo, anote as páginas lidas do livro didático e do caderno à frente dos assuntos e temas apontados acima.

Nenhum comentário: