- Surpreendentemente, neste ano, muito embora seja o centenário do início da Primeira Guerra Mundial, muitas notícias sobre a Segunda Guerra Mundial foram publicadas, uma delas que fora divulgada por várias mídias fora sobre o espólio de obras de artes que os nazistas saquearam durante a guerra. Faça uma busca e pesquise sobre o tema.
- Retome o tema expansão e retração dos nazistas a partir do início da Segunda Guerra Mundial. Para auxiliá-lo acesse o link abaixo e verás uma animação que contribuirá para o aprimoramento do seu conhecimento.
http://pt.slideshare.net/marciodafiel/o-melhor-mapa-da-segunda-guerra-mundial
ü Recentemente
no Brasil houve uma polêmica em torno de biografias não autorizadas, ou seja,
biografados em vida se opunham as suas biografias por biógrafos, inclusive,
alguns de muita experiência sobre o assunto, entretanto, devo considerar que
biografias, sejam elas resumidas ou aquelas que são facilmente acessadas em
sites da internet ou extensas obras com profundo conhecimento narrando os fatos
como se o leitor estivesse participando das cenas, sejam instrumentos de
leitura para entender contextos históricos e, dessa forma, contextualizá-los.
Tanto o biografado como sua época, são os casos de alguns já estudados, de
Joaquim da Silva Xavier, Napoleão Bonaparte, Dom Pedro I, Dom Pedro II e
recentemente, Adolph Hilter, esse último com muitas bibliografias divulgadas,
inclusive uma em particular, apresentada em sala de aula, do professor inglês
Ian Kershaw, nos faz “passear” e “sobrevoar” a história da vida de Hitler.
Portanto pesquise sobre
Salazar e Francisco Franco.
ü Contexto
econômico alemão na década de 1920.
ü Crash de 1929.
ü Relembre
as principais batalhas que ocorrera durante a Segunda Guerra Mundial.
ü Entrada
da União Soviética na cidade de Berlim, consequentemente, pondo fim a guerra na
Europa.
ü Fim
da Segunda Guerra no Oriente: os EUA impõe sua hegemonia bélica
ü ONU
(Organização das Nações Unidas): criação e objetivos.
ü Conselho
de Segurança (braço da ONU): composição.
ü Guerra
Fria e seus desdobramentos.
ü República
Velha.
ü Temas
atuais.
Todos os alunos devem estar
informados do nosso contexto, desta forma, em tempo, entendem melhor o porquê
de estudar História, certamente faz mais sentido ao aluno e não há dúvida
alguma que é uma aprendizagem significativa.
Por exemplo, faça o seguinte
exercício:
Acesse o site: http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/Xo-abutres-Sobre-um-encontro-historico/6/31400
Qual é o tema central que a
mídia nos propõe a informar?
Quem são os “abutres” que o
título da matéria propõe?
Dê exemplos da dependência
financeira que caracterizou a região (América do Sul)?
Procure ter conhecimento das
definições das palavras não familiarizadas e contextualize-as no texto.
O texto comenta algum fato
histórico?
Sim, por exemplo: O que
foram as instituições de Bretton Woods?
Faça uma rápida pesquisa,
claro numa fonte confiável, e, surpreendentemente, conhecerá qual foi o ponto
de partida das indexações das moedas do mundo todo, inclusive o Real do Brasil,
em relação ao dólar estudunidense.
Diante de tal conhecimento,
certamente, você se tornará uma pessoa mais crítica e com argumentos
fundamentados diante das imposições sociais, econômicas e políticas dos Estados
Unidos da América para com os demais países.
Agora, já que indiquei um dos caminhos a ser
percorrido na busca e autonomia do conhecimento, fundamentações teóricas e
práticas e ser uma pessoa crítica diante de um fato, faça o mesmo exercício com
as propostas dos endereços eletrônicos a seguir:http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/Por-que-os-EUA-e-Israel-estao-tao-interessados-que-o-caos-na-Palestina-perdure-/6/31433
http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/Ucrania-a-genese-de-um-conflito/6/31387
http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/Quais-sao-agora-as-alternativas-para-a-Argentina-/6/31475
Glossário:
Defina as seguintes
palavras:
Holocausto, xenofobia, etnocêntrico, ariano e cotejar.
Atenção!
O roteiro de estudo é um
norteador para o aprimoramento do seu conhecimento adquirido ao longo do
trimestre, portanto, você deve estudar pelo caderno, pelo livro didático, pelas
atividades, pelos OIAs e outras fontes fidedignas.
Para auxiliá-lo na sequência didática e no seu
estudo, anote as páginas lidas do livro didático e do caderno à frente dos
assuntos e temas apontados acima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário