sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Roteiro de estudo para PO – 9º ano 2º Trimestre 2014


  • Surpreendentemente, neste ano, muito embora seja o centenário do início da Primeira Guerra Mundial, muitas notícias sobre a Segunda Guerra Mundial foram publicadas, uma delas que fora divulgada por várias mídias fora sobre o espólio de obras de artes que os nazistas saquearam durante a guerra. Faça uma busca e pesquise sobre o tema.
  • Retome o tema expansão e retração dos nazistas a partir do início da Segunda Guerra Mundial. Para auxiliá-lo acesse o link abaixo e verás uma animação que contribuirá para o aprimoramento do seu conhecimento.

http://pt.slideshare.net/marciodafiel/o-melhor-mapa-da-segunda-guerra-mundial

ü    Recentemente no Brasil houve uma polêmica em torno de biografias não autorizadas, ou seja, biografados em vida se opunham as suas biografias por biógrafos, inclusive, alguns de muita experiência sobre o assunto, entretanto, devo considerar que biografias, sejam elas resumidas ou aquelas que são facilmente acessadas em sites da internet ou extensas obras com profundo conhecimento narrando os fatos como se o leitor estivesse participando das cenas, sejam instrumentos de leitura para entender contextos históricos e, dessa forma, contextualizá-los. Tanto o biografado como sua época, são os casos de alguns já estudados, de Joaquim da Silva Xavier, Napoleão Bonaparte, Dom Pedro I, Dom Pedro II e recentemente, Adolph Hilter, esse último com muitas bibliografias divulgadas, inclusive uma em particular, apresentada em sala de aula, do professor inglês Ian Kershaw, nos faz “passear” e “sobrevoar” a história da vida de Hitler.
Portanto pesquise sobre Salazar e Francisco Franco.
ü    Contexto econômico alemão na década de 1920.
ü    Crash de 1929.
ü    Relembre as principais batalhas que ocorrera durante a Segunda Guerra Mundial.
ü    Entrada da União Soviética na cidade de Berlim, consequentemente, pondo fim a guerra na Europa.
ü    Fim da Segunda Guerra no Oriente: os EUA impõe sua hegemonia bélica
ü    ONU (Organização das Nações Unidas): criação e objetivos.
ü    Conselho de Segurança (braço da ONU): composição.
ü    Guerra Fria e seus desdobramentos.
ü    República Velha.
ü    Temas atuais.
Todos os alunos devem estar informados do nosso contexto, desta forma, em tempo, entendem melhor o porquê de estudar História, certamente faz mais sentido ao aluno e não há dúvida alguma que é uma aprendizagem significativa.
Por exemplo, faça o seguinte exercício:
Acesse o site: http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/Xo-abutres-Sobre-um-encontro-historico/6/31400

Qual é o tema central que a mídia nos propõe a informar?
Quem são os “abutres” que o título da matéria propõe?
Dê exemplos da dependência financeira que caracterizou a região (América do Sul)?
Procure ter conhecimento das definições das palavras não familiarizadas e contextualize-as no texto.
O texto comenta algum fato histórico?
Sim, por exemplo: O que foram as instituições de Bretton Woods?
Faça uma rápida pesquisa, claro numa fonte confiável, e, surpreendentemente, conhecerá qual foi o ponto de partida das indexações das moedas do mundo todo, inclusive o Real do Brasil, em relação ao dólar estudunidense.
Diante de tal conhecimento, certamente, você se tornará uma pessoa mais crítica e com argumentos fundamentados diante das imposições sociais, econômicas e políticas dos Estados Unidos da América para com os demais países.
Agora, já que indiquei um dos caminhos a ser percorrido na busca e autonomia do conhecimento, fundamentações teóricas e práticas e ser uma pessoa crítica diante de um fato, faça o mesmo exercício com as propostas dos endereços eletrônicos a seguir:

http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/Por-que-os-EUA-e-Israel-estao-tao-interessados-que-o-caos-na-Palestina-perdure-/6/31433

http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/Ucrania-a-genese-de-um-conflito/6/31387

http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/Quais-sao-agora-as-alternativas-para-a-Argentina-/6/31475

Glossário:
Defina as seguintes palavras:
Holocausto, xenofobia, etnocêntrico, ariano e cotejar.
Atenção!
O roteiro de estudo é um norteador para o aprimoramento do seu conhecimento adquirido ao longo do trimestre, portanto, você deve estudar pelo caderno, pelo livro didático, pelas atividades, pelos OIAs e outras fontes fidedignas.
Para auxiliá-lo na sequência didática e no seu estudo, anote as páginas lidas do livro didático e do caderno à frente dos assuntos e temas apontados acima.

Nenhum comentário: