terça-feira, 29 de outubro de 2013

Roteiro de estudo para PO – 7º ano 3º Trimestre 2013

Assuntos abordados
- A formação dos Estados europeus modernos, especialmente Portugal e Espanha.
ü  Península Ibérica;
ü  Reconquista.
O aluno deve conseguir compreender como se deu o processo de formação dos Estados europeus modernos e o processo de retomada da península Ibérica pelos europeus dos muçulmanos.
- Mercantilismo.
ü  Política Econômica;
ü  Práticas adotadas pelos reis para fortalecimento dos reinos;
ü  Contextualizar o Mercantilismo (Europa – a partir do século XIV – durante o Antigo Regime) com a realidade econômica brasileira.
O aluno deve conseguir definir Mercantilismo e reconhecer que o conjunto de práticas econômicas (Política Econômica) adotadas pelos reis tinha como objetivo o fortalecimento do reino. Contextualizar o Mercantilismo.
- Regime Absolutista.
ü  Concentração de poder.
O aluno deve conseguir reconhecer que o absolutismo concentrava grande poder nas mãos dos reis, destarte, significava o poder político do rei.
Identificar as justificativas dessa concentração de poder:
Natureza Humana (Thomas Hobbes) e a Doutrina do Direito Divino (Jaques Bossuet).
- Africanidade.
ü  O reconhecimento do estudo da africanidade através de leis específicas.
ü  A África pré-colonial e as especificidades dos reinos africanos estudados, relacionando-os.
ü  A luta dos afro-brasileiros pelo reconhecimento da cultura africana e pelo desenvolvimento de uma cultura de respeito e sem preconceitos.
ü  A diversidade da cultura brasileira, a produção manual como abordagem.
O aluno deve conseguir perceber que há legislações que valorizam a cultura africana e, também, o Brasil é signatário da Declaração Universal Sobre a Diversidade Cultural (UNESCO) que aponta para as perspectivas de conhecimento, diversidade e patrimônio, das várias culturas que permeiam todos os países e a relação e encontro dessas culturas.
Reconhecer uma cultura própria e diversificada no continente Africano subsaariano antes do conhecimento dos europeus.
Perceber a luta dos afro-brasileiros para o reconhecimento dos negros na sociedade brasileira.
Reconhecer que é possível ter as artes como abordagem para conhecimento de outra cultura.
- América: terra de grandes civilizações.
ü  Civilização Asteca;
ü  Civilização Inca;
ü  Civilização Maia.
O aluno deve conseguir identificar as especificidades de cada civilização, relacionando-as.
Entender a organização política de cada civilização e identificar que a civilização Maia tinha uma organização política diferente das civilizações Asteca e Inca.
Reconhecer que o quipu era um perfeito sistema de registros dos incas.
Identificar o sistema Maia de números, relacionando com o nosso.
Perceber que alguns alimentos consumidos pelos brasileiros, quase que diariamente, é de origem do continente Americano.
- As navegações ibéricas.
ü  A expansão marítima portuguesa;
ü  A viagem de Pedro Álvares Cabral;
ü  A expansão marítima espanhola;
ü  A viagem de Marco Polo rumo ao Oriente;
ü  Ouro e prata, metais preciosos desejados pelos europeus (O “metalismo” era uma das práticas do mercantilismo, política econômica adotada pelos reis absolutistas europeus).
O aluno deve conseguir identificar que Cristóvão Colombo ouvira comentar sobre as Índias.
Reconhecer que há duas visões sobre o conhecimento do Brasil, conhecendo-as é possível refletir melhor e ter uma opinião fundamentada sobre o tema.
Reconhecer que os metais preciosos, ouro e prata, já eram conhecidos dos europeus à época da chegada dos primeiros navegadores e exploradores no continente Americano, contudo, havia um valor/significado diferente para os mesmos em relação às civilizações que aqui estavam.
- A conquista espanhola na América.
ü  A representação do poeta chileno Pablo Neruda.
O aluno deve conseguir reconhecer que os espanhóis devastaram as civilizações Asteca, Inca e Maia, explorando-as e impondo sua religião.
- A colonização espanhola na América.
ü  A administração espanhola;
ü  A sociedade colonial.
O aluno deve conseguir compreender como se deu a implantação do domínio espanhol, sua administração e a divisão dos grupos sociais.
- Identificar e reconhecer uma visão estereotipada do europeu dos povos nativos que estavam no Brasil

Atenção!
O roteiro de estudo é um norteador para aprimoramento do conhecimento adquirido ao longo do trimestre, portanto, você deve estudar pelo caderno, pelo livro didático, pelas atividades, pelos OIAs e outras fontes fidedignas.

Para auxiliá-lo na sequência didática e no seu estudo, anote as páginas lidas do livro didático e do caderno à frente dos assuntos e temas apontados acima.

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