sábado, 26 de outubro de 2013

A Balaiada

A Balaiada

A Bailada ocorrera em 1838 na província do Maranhão, período no qual chamado de Regencial na historiografia brasileira, foi um período que o Brasil fora governado por regentes, entre o Primeiro Reinado (D. Pedro I) e o Segundo Reinado (D. Pedro II), cujos anos foram de instabilidade política, destarte, a província do Maranhão não ficou de fora das revoltas que pautaram esse período.
Antecedentes
Até meados do século XVIII no Estado do Maranhão havia uma instabilidade administrativa aliada a entraves que emperravam o avanço da economia na região, entretanto, o processo de independência dos Estados Unidos da América influenciou no abastecimento de algodão, importante matéria prima para as indústrias inglesas. Tal cenário internacional impulsionou a vida social e econômica do Maranhão.
“Esse impulso econômico transformara o Maranhão em uma das capitanias mais ricas da Colônia”. (JANOTTI, 1991, p.37)
Janotti (1991) nos faz refletir acerca de um aspecto que fora fundamental na expansão e no declínio econômico da província do Maranhão, no qual precedeu a independência do Brasil, o controle inglês na exportação e cultura algodoeira.
A Inglaterra, destarte, monopolizava o comércio de algodão, controlando o preço do algodão, impedindo preços mais altos.
Os anos que antecederam a Balaiada foram de instabilidades política, econômica e social.
Os movimentos
Podemos elencar três casos que resultaram nos movimentos de insatisfações.
Raimundo Gomes Vieira, no dia 13 de dezembro de 1838 na Vila Manga no Maranhão, invadiu a prisão com um grupo para libertar alguns vaqueiros que eram trabalhadores de um influente membro de oposição ao governo. Iniciava-se a Balaiada.
O artesão Manoel dos Anjos Ferreira, cujo ofício era fazer e vender balaios, daí o nome da revolta, teve uma filha abusada sexualmente por um oficial de polícia, a partir de então começou a lutar contras as autoridades provinciais. Concomitantemente, um negro de nome Cosme, reuniu três mil escravos fugitivos para se rebelarem.
Após conquistar vários adeptos, os revoltosos conseguiram controlar a cidade de Caxias, um dos maiores centros comerciais da época. O caráter mais popular, desses movimentos, ameaçou a estabilidade dos privilégios econômicos daqueles que detinham o poder na época.
Contudo, em meados de 1840, a ação das tropas imperiais foi rápida e eficaz derrotando os rebeldes, a frente da repressão estava o comandante Luís Alves de Lima e Silva, que recebeu o título de Barão de Caxias, mais tarde de Duque de Caxias.
Bibliografia:
FAUSTO, Boris. História do Brasil. 13. ed., 2 reimpressão. São Paulo: EDUSP, 2010.
JANOTTI, Maria de Lourdes Mônaco. A Balaiada – Série Tudo é história. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1991.
Filme recomendado:

Criado por Luiz Bolognesi, longa de animação “Uma história de amor e fúria” narra quatro momentos do Brasil, de 1565 a 2096, cuja Balaiada faz parte.

Nenhum comentário: