domingo, 27 de outubro de 2013

Correção de atividades 7º ano - p. 152, 155 e 157.


2. A guerra era fundamental para os impérios Asteca e Inca, pois ambos foram formados a partir da subjugação de muitos povos, que passavam a pagar impostos e a se submeter politicamente aos dominadores.

5. a) Os incas transmitiam suas tradições e histórias oralmente, dos mais velhos para os mais jovens.
b) Os Incas utilizavam a pintura e os quipus.
c) A tradição oral não é um recurso utilizado apenas pelas sociedades ágrafas. A oralidade convive com outros tipos de registros, como documentos escritos. Por exemplo, as pessoas que não sabem nem ler e escrever e as pessoas que se encontram impossibilitadas de usar as mãos podem recorrer à fala para fazer relatos ou outros tipos de textos.

Página 155
1. a) Os mais não tinham um poder político centralizado, como ocorria, por exemplo, com os incas e os astecas. Cada cidade maia tinha uma organização.
b) Semelhanças:
As três civilizações tinham a agricultura como base da economia; desenvolvimento da matemática e da astronomia.
Diferenças:
Enquanto os incas e os astecas constituíram, cada um, um império centralizado, os mais se organizavam politicamente em cidade-Estado; os maias criaram um número para representar o zero.
c) A luta atual dos descendentes dos maias do estado de Chiapas, no México.

2. No Egito antigo, a pirâmide cobria o túmulo dos reis. Na cidade de Tikal, a pirâmide era um templo erguido para o culto e o sacrifício de um deus específico. Nos dois povos, as pirâmides deviam inspirar respeito e admiração e revelavam o poder da autoridade responsável pela construção.

Nenhum comentário: