sábado, 26 de outubro de 2013

Roteiro de estudo para PO – 8º ano 3º Trimestre 2013

Assuntos abordados
- Processo de Independência dos Estados Unidos da América.
ü  Treze Colônias;
ü  Taxas alfandegárias e monopólios;
ü  Declaração de independência.
O aluno deve conseguir compreender que a independência de um país faz parte, como um todo, de um processo, permeado por rupturas ou permanências históricas, seus desdobramentos e influências que recebera e contribuíra para outros processos independentistas.

- Estados Unidos: a conquista do oeste.
ü  Política intervencionista estadunidense.
O aluno deve conseguir entender que a atual política intervencionista dos Estados Unidos da América nos submete ao início do século XIX e daí por diante, perpassando sobre a autonomia de Cuba e dos cubanos através da Emenda Platt (1901).

- Guerra Civil Americana (Guerra de Secessão).
O aluno deve conseguir reconhecer que Abraham Lincoln (ex-presidente dos Estados Unidos) teve um papel importante no processo unificador do país e da abolição da escravidão.
As diferenças fundamentais entre os estados da União e Confederados.

- Processo de independência da América hispânica.
ü  Os líderes revolucionários San Martín e Símon Bolívar.
O aluno deve conseguir reconhecer que os líderes revolucionários não lutam sozinhos, tem adesão de camadas sociais, destarte, ganham destaque nas histórias nacionais e internacionais.

- Processo de independência do Haiti.
O aluno deve conseguir reconhecer que o processo de independência do Haiti fora conquistado com muita luta. Teve influência da Revolução Francesa, provocou o fim da escravidão e espalhou entre as elites do continente americano o temor de uma revolta semelhante em seus territórios.

- Conjurações ocorridas no final do século XVIII no Brasil.
ü  Conjuração Mineira;
ü  Conjuração Baiana.
O aluno deve conseguir compreender as especificidades de cada uma delas, relacionando-as e reconhecer que a pena de morte era aplicada pela Coroa portuguesa aos seus opositores, destarte, de punição e exemplo.

- O Brasil se torna sede do reino Português.
ü  A vinda da Coroa portuguesa ao Brasil;
ü  A abertura dos portos de 1808.
O aluno deve conseguir reconhecer as causas e resultados da vinda da Coroa portuguesa ao Brasil.

- Processo de independência do Brasil.
ü  A volta de D. João VI a Portugal;
ü  Revolução Pernambucana;
ü  A participação das elites.
O aluno deve conseguir compreender que a volta de D. João VI a Portugal foi uma medida que as Cortes portuguesas exigiram, dentre outras medidas havia a intenção de recolonização do Brasil.
Que a Revolução Pernambucana, muito embora, tivera um forte caráter republicano e emancipacionista, inclusive, decretando uma Lei Orgânica, não tocara na abolição da escravatura.

- Movimentos revoltosos no Período Regencial.
ü  Revolta dos Malês;
ü  A Balaiada.
O aluno deve conseguir reconhecer que tais revoltas são duas dentre algumas que eclodiram num período de instabilidade política no Brasil, conhecido com Período Regencial, posteriormente pontuado entre o Primeiro Reinado (D. Pedro I) e o Segundo Reinado (D. Pedro II).

Atenção!
O roteiro de estudo é um norteador para o aprimoramento do seu conhecimento adquirido ao longo do trimestre, portanto, você deve estudar pelo caderno, pelo livro didático, pelas atividades, pelos OIAs e outras fontes fidedignas.
Para auxiliá-lo na sequência didática e no seu estudo, anote as páginas lidas do livro didático e do caderno à frente dos assuntos e temas apontados acima.

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